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dc.contributor.advisor1Gonçalves, Leandro Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7743686108979287pt_BR
dc.contributor.referee1Grecco, Gabriela de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7818912262901714pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Jorge Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731519790920552pt_BR
dc.creatorFerreira, Lucas Eduardo de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7670163441433560pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-26T12:25:35Z-
dc.date.available2022-05-26-
dc.date.available2022-05-26T12:25:35Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00103-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14124-
dc.description.abstractThe present research proposes a reflection on the experience of the poet Carlos Drummond de Andrade gestated in the Ministry of Education, between the years 1934 and 1945, from the reading and interpretation of his poetry. During this period, the poet from Minas Gerais was Gustavo Capanema's chief of staff at the Ministry of Education, in Rio de Janeiro. At the same time, the poet published three books that are fundamental within his work. Namely, they are the works Sentimento do mundo, from 1940; José, from 1942 and A rosa do povo, from 1945. We propose a specific reading of these texts, where the historical element is fundamental. From the drummondian lens, from the concrete experience of this character, we were able to understand aspects of fundamental processes of that time, such as Brazilian authoritarianism, censorship, torture; as wars, mainly the Spanish Civil War and the Second World War; the experience of modernity and modernism; an organization and functioning of the Ministry of Education; the relations between the intelligentsia and the State in this context; communism and Brazilian communists, and so on. The character and his poetry inform us of his context, just as his context is the central element for the construction of his poetry.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a experiência do poeta Carlos Drummond de Andrade gestada no Ministério da Educação, entre os anos de 1934 e 1945, a partir da leitura e interpretação de sua poesia. Nesse período o poeta mineiro foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema no Ministério da Educação, no Rio de Janeiro. Concomitantemente, o poeta publicou três livros que são fundamentais dentro de sua obra. Nomeadamente, são as obras Sentimento do mundo, de 1940; José, de 1942 e A rosa do povo, de 1945. Propomos uma leitura específica desses textos, onde o elemento histórico é fundamental. A partir da lente drummondiana, da experiência concreta desse personagem nós conseguimos compreender aspectos de processos fundamentais dessa época, como o autoritarismo brasileiro, a censura e a tortura; as guerras, sobretudo a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial; a experiência da modernidade e o modernismo; a organização e funcionamento do Ministério de Educação; as relações entre a intelectualidade e o Estado nesse contexto; o comunismo e os comunistas brasileiros, e assim por diante. O personagem e sua poesia nos informam de seu contexto, assim como seu contexto é o elemento central para a construção de sua poesia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCarlos Drummond de Andradept_BR
dc.subjectEstado Novopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectMinistério da Educaçãopt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectMinistry of Educationpt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO poeta em seu gabinete: a poesia de Carlos Drummond de Andrade no Ministério da Educação (1934-1945)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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