https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14122
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
leandrodeandradebatista.pdf | PDF/A | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | As representações de meio ambiente dos alunos do segundo e terceiro ano participantes da Gincana Ecológica do ensino médio em Pedra Dourada/MG |
Autor(es): | Batista, Leandro de Andrade |
Orientador: | Somavilla, Nádia Sílvia |
Co-orientador: | Andrade, Guilherme Trópia Barreto de |
Miembros Examinadores: | Chedier, Luciana Moreira |
Miembros Examinadores: | Fonseca, Cassiano Ribeiro da |
Resumo: | Este trabalho faz um levantamento da história da Educação Ambiental no Brasil, e após discutir percepção social e ambiental, procura demonstrar a importância de se conhecer as percepções sociais de meio ambiente dos alunos para um melhor planejamento das ações e atividades a serem realizadas para se trabalhar esse tema nas escolas. Esta dissertação tem como objetivo a análise das percepções sociais de meio ambiente dos alunos participantes da Gincana Ecológica da Escola Estadual Maria da Conceição Gonçalves Carrara em Pedra Dourada, Minas Gerais. A pesquisa foi realizada através de uma produção textual dos alunos, seguindo uma lista de questionamentos a serem observados nessa produção, e que foram analisados segundo a classificação em três categorias: naturalista, antropocêntrica e globalizante. Os resultados observados constatam que a maioria dos participantes tem uma percepção naturalista, e também que o tipo de percepção de meio ambiente predominante na produção do discente não influenciou quanto ao se ver como parte ou solução para os problemas ambientais. Finalizando, esse trabalho tem como produto um modelo de Gincana Ecológica, que deve ter suas atividades adaptadas para melhor demonstrar o papel do homem como parte integrante do Meio Ambiente, onde os alunos trabalham noções de comportamento, além de discutir e elaborar propostas para os problemas enfrentados na escola e na sociedade, que somente eram abordados em questões pontuais e secundárias. |
Resumen : | This paper surveys the history of Environmental Education in Brazil, and after discussing social and environmental perception, seeks to demonstrate the importance of knowing the students' social perceptions of the environment to better plan the actions and activities to be performed to work this theme in schools. This dissertation aims to analyze the social perceptions of the environment of the students participating in the Ecological Gymkhana of Maria da Conceição Gonçalves Carrara State School in Pedra Dourada, Minas Gerais. A research was conducted through a textual production of the students, following a list of questions about observations observed in this production, which were analyzed according to a classification into three categories: naturalistic, anthropocentric and globalizing. The observed results show that most participants have a naturalistic perception, and also the predominant type of environmental perception in the production of students did not influence as to see as part or solution to environmental problems. In conclusion, this work has as its product a model of Ecological Gymkhana, which makes its activities adapted to improve the exhibition or the role of man as an integral part of the Environment, where students use behavioral actions, besides discussing and elaborating tests for the problems faced at school and in society, which were only addressed in specific and secondary issues. |
Palabras clave : | Percepção social Meio ambiente Gincana Ecológica no Ensino Médio Social perception Environment Ecological Gymkhana in the High School |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14122 |
Fecha de publicación : | 16-sep-2019 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons