https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14078
File | Description | Size | Format | |
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elizangelagranadeiroveronezegomes.pdf | PDF/A | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | A produção de conhecimento no podcast jornalístico Como começar do Nexo Jornal |
Author: | Gomes, Elizângela Granadeiro Veroneze |
First Advisor: | Musse, Christina Ferraz |
Referee Member: | Thomé, Claudia de Albuquerque |
Referee Member: | Betti, Juliana Cristina Gobbi |
Resumo: | Esta pesquisa investiga o jornalismo defendendo que ele é uma forma de conhecimento. Isto é, que produz um tipo específico de conhecimento que se localiza entre o conhecimento produzido pelas ciências e o conhecimento do senso comum. Apresenta-se um resgate histórico das pesquisas sobre o tema, a partir do pioneiro ensaio de Robert Ezra Park de 1940, bem como de trabalhos desenvolvidos no Brasil por Adelmo Genro Filho (1987), Eduardo Meditsch (2001; 2002; 2003), Alfredo Vizeu (2014) e Laerte Cerqueira (2018) e a mais recente análise da questão feita por Rasmus Nielsen (2021), que retoma o ensaio de Park. Pesquisa-se o jornalismo sonoro em formato podcast. Esta mídia surgiu nos Estados Unidos em 2004 e, apesar de, neste mesmo ano, já existirem produções no Brasil, o mercado nacional avança, notadamente, após 2018, com a criação de variados programas jornalísticos. A partir da concepção de ―rádio expandido‖, proposta por Marcelo Kischinhevsky (2016), abordam-se o surgimento e o desenvolvimento da mídia, apresentando as suas principais características definidoras. Da mesma forma, são discutidas questões referentes à própria produção sonora, ou seja, o uso do som como base para o conteúdo. Com a análise, verifica-se que o próprio som forma um conteúdo narrativo. O objeto empírico de pesquisa é a série de literatura infantil Como começar a ler para crianças, integrante do podcast de cultura Como começar, do Nexo Jornal, e veiculada em 2019. A forma e o conteúdo de três dos oito episódios da série são analisados por meio de duas metodologias: análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e análise dos elementos sonoros palavra, música, silêncio e efeitos sonoros que compõem a linguagem radiofônica (BALSEBRE, 2005) para investigar como a narrativa jornalística produziu (ou ainda, estimulou a produção) de conhecimentos. Além disso, a partir das três categorias, propostas por Teun van Dijk (2005): conhecimento pessoal, conhecimento social/grupal e conhecimento cultural, identifica-se o tipo de conhecimento gerado. Conclui-se que uma produção jornalística é criada a partir da pressuposição de que existe um conhecimento geral que é culturalmente compartilhado. A partir disso, conhecimentos específicos, como o pessoal e o grupal, estão presentes na narrativa, que vai estimular a produção de outro tipo de conhecimento cultural, desta vez, um pouco mais específico do que o geral, que originou a própria produção. |
Abstract: | This research investigates journalism defending that it is a form of knowledge. That is, it produces a specific type of knowledge that is located between the knowledge produced by the sciences and the knowledge of commom sense. A historical review of the researches about the subject is presented, based on the pioneering essay by Robert Ezra Park from 1940, as well as on works developed in Brazil by Eduardo Meditsch (2001; 2002; 2003), Adelmo Genro Filho (1987), Alfredo Vizeu (2014) and Laerte Cerqueira (2018) and the most recent analysis about the subject made by Rasmus Nielsen (2021), that resumes Park‘s essay. Sound journalism is researched in podcast format. This media appeared in the United States in 2004 and, despite the fact that, in that same year, there were already productions in Brazil, the national market advances, notably, after 2018, with the creation of various journalistics programs. Based on the concept of ―expanded radio‖, as proposed by Marcelo Kischinhevsky (2016), the emergence and the development of the media is approached, presenting its main defining characteristics. In the same way, questions related to the sound production itself are discussed, that is, the use of sound as basis for the content. The object of research is the children‘s literature series Como começar a ler para crianças, part of the culture podcast Como começar, by Nexo Jornal, published in 2019. The form and the content of three of the eight episodes of the series are analyzed through two methodologies: content analysis (BARDIN, 1977) and analysis of sound elements word, music, silence and sound effects that composed the radiophonic language (BALSEBRE, 2005) to investigate how the journalistic narrative produced (or even, stimulated the production) of knowledge. Furthermore, based on three categories, proposed by Teun van Dijk (2005): personal knowledge, group/social knowledge and cultural knowledge, the type of knowledge generated is identified. It is concluded that a journalistic production is created from the assumption that there is a general knowledge that is culturally shared. From this, specific knowledge, such as personal and group, are present in the narrative that will stimulate the production of another type of cultural knowledge, this time, a little more specific than the general that origined the production itself. |
Keywords: | Produção de conhecimento Podcast jornalístico Rádio expandido Como começar Nexo Jornal Knowledge production Journalism Podcast |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Comunicação Social |
Program: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00085 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14078 |
Issue Date: | 9-Mar-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
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