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Type: Dissertação
Title: Recomendação de recursos educacionais para grupos em redes sociais
Author: Almeida, Rafael Ferreira de
First Advisor: Campos, Fernanda Cláudia Alves
Referee Member: Menezes, Victor Ströele de Andrade
Referee Member: Soares, Stênio Sã Rosario Furtado
Referee Member: David, José Maria Nazar
Referee Member: Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da
Resumo: Com a tendência de crescimento na quantidade de recursos educacionais disponíveis na Web e como os repositórios normalmente contemplam um amplo conjunto de assuntos e abordam objetivos educacionais distintos, a escolha de um recurso educacional é, ainda, um desafio. Os Sistemas de Recomendação representam uma ferramenta capaz de contribuir com a localização e seleção destes recursos. Entretanto, para que um Sistema de Recomendação consiga gerar recomendações satisfatórias, é importante identificar informações que ajudem a definir o perfil do usuário. Inúmeras informações a respeito do perfil, dos interesses, e das preferências dos usuários podem ser identificadas em decorrência das interações que ocorrem nas redes sociais. Esses usuários, muitas vezes, além de se organizarem em grupos de interesse também buscam, no tempo despendido nas redes sociais, recursos educacionais de seus interesses individuais ou coletivos. Este trabalho visa explorar as informações geradas por um grupo de usuários nas redes sociais no processo de busca e seleção de recursos educacionais de interesse comum de seus membros. São apresentados a proposta e o desenvolvimento de uma arquitetura, denominada BROAD-GRS, capaz de definir o perfil educacional de grupos de usuários da rede social Facebook e realizar recomendações de recursos educacionais ao grupo, respeitando as preferências de seus usuários membros e maximizando a satisfação geral de todos na escolha dos itens recomendados. A recomendação é baseada em três fontes de recursos educacionais: repositório de objetos de aprendizagem (BROAD), em repositórios de dados ligados (DBpedia e Open University) e em repositório de vídeo (Youtube). A avaliação da proposta foi feita a partir do desenvolvimento de um protótipo e um estudo de caso, cujos resultados apontam para a viabilidade da solução proposta.
Abstract: With the growth of the amount of educational resources available on the web and as repositories usually include a wide range of subjects, including different educational goals, choosing an educational resource is still a challenge. The recommender systems represent a tool capable of contributing to the location and selection of these resources. However, to a recommender system generate satisfactory recommendations, it is important to identify information that helps to define the user’s profile. Lots of information about profile, interests and preferences of the users can be identified as a result of interactions that occur in social networks. Many times those users, besides organizing themselves into interest groups, during their time spent on social networks, seek for educational resources of their individual or collective interests. This work aims to explore the information generated by a users group on social networks in the search and selection process of educational resources, considering their members common interest. The proposal and the development of an architecture named BROAD-GRS are presented, able to set educational profile of Facebook social network users groups and make recommendations of educational resources to the group, respecting the members preferences and maximizing the general satisfaction of all users in the choice of recommended items. The recommendation is based on three sources of educational resources: repository of learning objects (BROAD), linked data repositories (DBpedia and Open University), and video repository (Youtube). The evaluation of the proposal was made with the development of a prototype and a case study and the results pointed out to the viability of the proposed solution.
Keywords: Sistemas de Recomendação para Grupos
Redes Sociais
Group Recommender Systems
Social Networks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1401
Issue Date: 18-Mar-2016
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações)



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