Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14002
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analuisadoamaralfernandesferreira.pdfPDF/A1.82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: Sequências didáticas interdisciplinares: trilhando caminhos para a compreensão de conceitos químicos
Autor(es): Ferreira, Ana Luisa do Amaral Fernandes
Primeiro Orientador: Afonso, Andréia Francisco
Membro da banca: Gibin, Gustavo Bizarria
Membro da banca: Kiill, Keila Bossolani
Membro da banca: Teixeira Júnior, José Gonçalves
Membro da banca: Lopes, José Guilherme da Silva
Resumo: A Química é considerada de difícil entendimento por muitos estudantes, pois a compreensão dos conceitos se dá no nível submicroscópico, sendo, portanto, abstratos. Isso se transforma em um desafio tanto para os estudantes, quanto para o professor no momento de abordar os conteúdos. Nesse sentido, essa pesquisa teve o objetivo de investigar como a elaboração e aplicação de sequências didáticas interdisciplinares, por um professor de Química da primeira série do Ensino Médio podem auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem de conceitos químicos que foram considerados como os mais difíceis de serem entendidos pelos estudantes e explicados por ele. Dessa forma, o docente que lecionava em uma escola localizada no interior de Minas Gerais elaborou e aplicou sequências didáticas interdisciplinares, uma para cada bimestre, utilizando experimento, exercícios, apresentação de trabalhos oriundos de pesquisas prévias sobre os assuntos, dentre outras metodologias. Pensou-se na interdisciplinaridade na intenção de mostrar aos estudantes uma visão mais ampla dos conceitos químicos a partir da sua interação com outras disciplinas presentes no currículo do Ensino Médio, e que despertassem o interesse e estimulassem a participação dos estudantes. Já a escolha dos conteúdos que compuseram as sequências didáticas interdisciplinares se deu a partir de um levantamento feito previamente, utilizando-se de quatro ferramentas, nas quais os estudantes e o docente indicaram os de mais difícil compreensão e abordagem. Mesmo sendo um desafio para o professor, os resultados apontaram que houve um aprimoramento da prática docente e maior segurança na abordagem dos conteúdos químicos quando se utiliza conceitos de outras disciplinas. Além disso, o interesse e participação dos estudantes também se mostraram acentuados durante a aplicação das sequências didáticas interdisciplinares. Diante disso, o professor afirmou o desejo de reaplica-las em outras ocasiões.
Abstract: Chemistry is considered to be difficult for many students to understand, as the understanding of the concepts takes place at the submicroscopic level, therefore, it is abstract. This becomes a challenge for both students and the teacher when addressing the content. In this matter, this research aims to investigate how the preparation and application of interdisciplinary didactic sequences, by a Chemistry teacher in Freshman year of high school, can help the process of teaching and learning chemical concepts which were considered as the most difficult to be understood by the students and explained by him. Hence, the teacher classes at a school in the countryside of Minas Gerais prepared and applied interdisciplinary didactic sequences, one for each bimester, using experiment, exercises, presentation of papers through previous research on the subjects, among other methodologies. Interdisciplinarity was thought of in order to show students a broader view of chemical concepts based on their interaction with other subjects present in the high school curriculum, which would arouse interest and encourage student participation. The choice of contents was based on a survey carried out first using four tools, which the students and the teacher indicated the understanding of greater understanding and approach. Even though it is a challenge for the teacher, the results indicated that there was an improvement in teaching practice and greater security in the approach to content using other subjects. In addition, the interest and participation of students is also accentuated during the application of interdisciplinary didactic sequences. Therefore, the teacher stated the desire to reapply them on other occasions.
Palavras-chave: Sequência didática
Interdisciplinaridade
Química
Sequence didactic
Interdisciplinarity
Chemistry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Química
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00108
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14002
Data do documento: 9-Nov-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Química (Teses)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons