Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13985
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saudecorpoegeneroperspectivasteoricaseetnograficas.pdfPDF857.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Livro
Título: Saúde, corpo e gênero : perspectivas teóricas e etnográficas
Autor(es): Santos, Bruna Motta dos
Silva, Cristina Dias da
Sá, Gabriel Salgado Ribeiro de
Russo, Jane
Nucci, Marina
Neves, Rita de Cássia
Guimarães, Sílvia
Organizador(es): Silva, Cristina Dias da
Resumo: A coletânea Saúde, corpo e gênero: perspectivas teóricas e etnográficas tem como objetivo apresentar pesquisas recentes neste campo, articulando a problemática clássica em torno dos conceitos de corpo e saúde na Antropologia a questões contemporâneas, sobretudo na interface com os estudos sobre ciência, política e gênero. A partir de contextos etnográficos diversos, apresentamos três debates: o campo da enfermagem como objeto de reflexão antropológica, as amplas conexões entre gênero e saúde e a saúde indígena durante a pandemia de Covid-19. Em comum, aparece o corpo – seja um corpo submetido a dores, privações, seja um corpo que elabora ensinamentos e/ou práticas de poder específicas. O corpo torna-se um problema teórico central, aparecendo, por vezes, como questão ética para a escrita etnográfica. Destaca-se, ainda, a intensidade das emoções como elemento constitutivo dos diálogos e das interações cotidianas pesquisadas, além da permanente disputa de sentidos e saberes no campo da saúde.
Abstract: -
Palavras-chave: Saúde
Antropologia
Gêneros (Grupos sociais)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf.ebook.2021.00005
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13985
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:E-books EDUFJF



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons