Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13950
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vivianecaiaffapaschoalini.pdfPDF/A2.49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
vivianecaiaffapaschoalini-produtoeducacional.pdf658.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Educação financeira no ensino médio: levando conhecimentos financeiros e empreendedores a alunos adolescentes do município de Ubá – MG.
Autor(es): Paschoalini, Viviane Caiaffa
Primeiro Orientador: Kistemann Junior, Marco Aurélio
Membro da banca: Barbosa, Gabriela dos Santos
Membro da banca: Silva, Leonardo José da
Resumo: O presente trabalho possui como tema central levar conhecimentos sobre Educação Financeira e Empreendedorismo para alunos do Ensino Médio buscando investigar como esses conhecimentos podem ser aplicados no dia a dia estimulando o comportamento empreendedor desses alunos. Esta pesquisa foi realizada com alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio em uma escola particular na cidade de Ubá, Minas Gerais. Nosso objetivo foi investigar como os adolescentes se comportaram como consumidores e como lidaram com situações que envolvem planejamento financeiro, consumismo e práticas empreendedoras. Este trabalho foi norteado com a pergunta diretriz: Quais serão os resultados obtidos com alunos adolescentes de uma escola particular, após a inserção de conhecimentos, através de atividades e discussões sobre Educação Financeira e Empreendedorismo durante o Ensino Médio? Foi embasada teórico-metodologicamente em Ole Skovsmose, autor dinamarquês estudioso sobre a Educação Matemática Crítica; na Pedagogia crítica de Paulo Freire e em Gustavo Cerbasi com sua Inteligência Financeira. Foi realizada uma investigação qualitativa que utilizou a metodologia da pesquisa-ação através de um conjunto de sete atividades aplicadas com os alunos do Ensino Médio. Como resultado final (Produto Educacional), foi desenvolvido um site com conteúdos sobre Educação Financeira para adolescentes. Integramos uma sociedade capitalista situada em um cenário economicamente conturbado. A relevância dessa pesquisa encontra-se no desenvolvimento de um trabalho que acredita na Educação como sendo o melhor caminho para a configuração de uma nova sociedade.
Abstract: The present work has as its central theme bring knowledge about Financial Education and Entrepreneurship to high school students, seeking to investigate how this knowledge can be applied in everyday life, encouraging the entrepreneurial behavior of these students. This research was carried out with students from the 1st to the 3rd year of high school in a private school in the city of Ubá, Minas Gerais. Our purpose was to investigate how teenagers behaved as consumers and how they dealt with situations involving financial planning, consumerism and entrepreneurial practices. This work was oriented by the guiding question: What will be the results obtained with teenage students from a private school, after the insertion of knowledge, through activities and discussions on Financial Education and Entrepreneurship during High School? It was theoretically and methodologically based on Ole Skovsmose, a Danish author and a scholar in Critical Mathematics Education; in Paulo Freire's Critical Pedagogy and in Gustavo Cerbasi with his Financial Intelligence. A qualitative investigation was carried out using the methodology of research-action through a set of seven activities applied to high school students. As a final result (Educational Product), a website was developed containing content on Financial Education for teenagers. We are part of a capitalist society situated in an economically troubled scenario. The relevance of this research lies in the development of a work that believes in Education as the best way to shape a new society
Palavras-chave: Educação matemática
Educação financeira
Empreendedorismo
Ensino médio
Mathematics education
Financial education
Entrepreneurship
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00414
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13950
Data do documento: 15-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons