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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Mercado de livros no Brasil pela ótica da Organização Industrial
Author: Quirino, Alessandra Cristina
First Advisor: Vasconcelos, Silvinha Pinto
Referee Member: Santiago, Flaviane de Souza
Resumo: O presente trabalho aborda um tema que tem por base a importância do mercado do livro, de um bem existente há muito tempo e que não é obsoleto. Por ser o livro objeto de fundamental fonte de educação e crescimento intelectual na contribuição para o desenvolvimento do capital humano, seu mercado possui papel significativo no desenvolvimento educacional, cultural, humano, social e econômico de tal forma que o bem em estudo auxilia na redução de desigualdade social. Dada a rivalidade existente no contexto atual em relação aos demais bens modernos, este trabalho pretende compreender qual é a atual estrutura de mercado de livros impressos, isso é, qual a natureza da competição que se estabelece no mercado de livros. Analisando, assim, o mercado de livros no Brasil de modo a indicar as principais transformações econômico-produtivas nos segmentos do setor em decorrência dos avanços tecnológicos. Por meio de uma metodologia dialética bibliográfica, é adotado o paradigma estrutura-conduta-performance, que busca sistematizar a forma como as firmas procuram agir estrategicamente de acordo com as ferramentas da Organização Industrial, trazendo um pouco de cada item do paradigma, além de apresentar um pouco da história do livro e de seu mercado no Brasil. No que se refere à estrutura, foram trabalhadas a concentração das parcelas de mercado (por meio de índices como RC, HHI e ET), bem como fusões e aquisições nos setores afins. No que se refere à conduta das firmas, apresentou-se a estratégia de preço e inovação como possíveis ações estratégicas que permitem que as firmas aumentem suas parcelas no mercado. Já no que se refere à performance, foram abordados os desempenhos do mercado de livros em relação à produção e vendas, e vendas no varejo. O trabalho se limita em relação aos dados como um todo, tendo em vista a dificuldade de fornecimento dos mesmos pelas firmas, bem como no que se refere ao aprofundamento de estudo em: estratégias crescimento; estratégias de propaganda e publicidade; investimento e pesquisa e desenvolvimento; e regulação de políticas governamentais para o setor. Conforme o estudo, constatou-se que o mercado de livros se caracteriza como concorrência monopolística, e sua evolução tem se mostrado crescente de modo que acompanha as tecnologias nos mais diversos ramos.
Abstract: The present work addresses a theme that is based on the importance of the book market, a good that has existed for a long time and is not obsolete. As the book is the object of a fundamental source of education and intellectual growth in contributing to the development of human capital, its market has a significant role in educational, cultural, human, social and economic development in such a way that the good under study helps to reduce social inequality. Given the existing rivalry in the current context in relation to other modern goods, this work intends to understand the current structure of the printed book market, that is, what is the nature of the competition that is established in the book market. Analyzing, thus, the book market in Brazil in order to indicate the main economic-productive transformations in the segments of the sector as a result of technological advances. Through a bibliographic dialectical methodology, the structure-conduct-performance paradigm is adopted, which seeks to systematize the way in which firms seek to act strategically according to the tools of the Industrial Organization, bringing a little of each item of the paradigm, in addition to presenting a little of the history of the book and its market in Brazil. Regarding the structure, the concentration of market shares was worked on (through indices such as RC, HHI and ET), as well as mergers and acquisitions in related sectors. With regard to the conduct of firms, the price and innovation strategy was presented as possible strategic actions that allow firms to increase their market share. With regard to performance, the performance of the book market in relation to production and sales, and retail sales were addressed. The work is limited in relation to the data as a whole, in view of the difficulty of providing them by the companies, as well as with regard to the deepening of the study in: growth strategies; advertising and publicity strategies; investment and research and development; and regulation of government policies for the sector. According to the study, it was found that the book market is characterized as monopolistic competition, and its evolution has been increasing so that it follows the technologies in the most diverse branches.
Keywords: Mercado de livros
Organização Industrial
Estrutura-Conduta-Performance
Book market
Industrial Organization
Structure-Conduct-Performance
CNPq: Economia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Economia
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13939
Issue Date: 25-Feb-2022
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