Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13934
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escolaublicaigualdadeepluralidadenocapitalismocontemporaneo.pdfPDF919.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Livro
Título: Escola pública : igualdade e pluralidade no capitalismo contemporâneo
Autor(es): Rodrigues, Rubens Luiz
Resumo: Escola pública: igualdade e pluralidade no capitalismo contemporâneo analisa as contradições da globalização capitalista. Salienta as especificidades do impacto da globalização sobre a sociedade e a escola pública brasileira. Ressalta-se a centralidade da igualdade na luta pela conquista da pluralidade e da diferença como um rico processo de individualização. Situa a escola pública no bojo das lutas por democratização, considerando sua contribuição na articulação das experiências subjetivas que formam identidades e diferenças em torno de um projeto político-pedagógico voltado para a transformação social, sobretudo na sociedade brasileira. A partir do dilema redistribuição-reconhecimento que atravessa a escola pública brasileira, destaca-se que a pluralidade de culturas, de identidades e de diferenças constitui-se a partir da perspectiva do trabalho como princípio vital de criação humana, potencializando a pluralidade pela centralidade da relação pedagógica estabelecida entre educador e educando e pela superação dos mecanismos de dominação, subalternização e opressão presentes na escola.
Abstract: -
Palavras-chave: Escola pública
Igualdade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf.ebook.2021.00009
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13934
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:E-books EDUFJF



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons