https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13934
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Escolaublicaigualdadeepluralidadenocapitalismocontemporaneo.pdf | 919.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Livro |
Título: | Escola pública : igualdade e pluralidade no capitalismo contemporâneo |
Autor(es): | Rodrigues, Rubens Luiz |
Resumo: | Escola pública: igualdade e pluralidade no capitalismo contemporâneo analisa as contradições da globalização capitalista. Salienta as especificidades do impacto da globalização sobre a sociedade e a escola pública brasileira. Ressalta-se a centralidade da igualdade na luta pela conquista da pluralidade e da diferença como um rico processo de individualização. Situa a escola pública no bojo das lutas por democratização, considerando sua contribuição na articulação das experiências subjetivas que formam identidades e diferenças em torno de um projeto político-pedagógico voltado para a transformação social, sobretudo na sociedade brasileira. A partir do dilema redistribuição-reconhecimento que atravessa a escola pública brasileira, destaca-se que a pluralidade de culturas, de identidades e de diferenças constitui-se a partir da perspectiva do trabalho como princípio vital de criação humana, potencializando a pluralidade pela centralidade da relação pedagógica estabelecida entre educador e educando e pela superação dos mecanismos de dominação, subalternização e opressão presentes na escola. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Escola pública Igualdade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf.ebook.2021.00009 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13934 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | E-books EDUFJF |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons