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dc.contributor.advisor1Andrade, Mario Cesar da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6844744184325990pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Eder Marques de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5610220882728670pt_BR
dc.contributor.referee2Chaves, Jéssica Galvão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8268962176697140pt_BR
dc.creatorAmâncio, Júlia dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-15T20:03:21Z-
dc.date.available2022-03-10-
dc.date.available2022-03-15T20:03:21Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13912-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the impacts of the broadcasting of the plenary sessions by TV Justice, listing the loss of the basic essence of the principle of publicity as a democratic guarantee. It questions the fact that the broadcasting of the trials has allowed the ministers to be elevated to the category of renown, enhanced by the discourse of the media and the increased circulation of news about the trial agendas and their relationship with public opinion. It is necessary to demonstrate that the collegiate body sustains itself in collaborative work, and the use of entangled and extensive argumentative paths puts its legitimacy in check by exempting itself from an environment of effective deliberation. We adopt as a critical parameter the structured interviews conducted by Professor Virgílio Afonso da Silva with the justices of the STF, to verify isolated problems in the way the Court deliberates, among which an excess of individualism among them was highlighted. The qualitative research, with an exploratory and critical character, makes use of empirical analyses of authors who aggregate several variables to identify the legitimacy of the performance and the limits of constitutional jurisdiction, confronting the expected and effected effects with the institution of the TV Justice channel. We conclude that the media influence turns trials into a space of individual self promotion, in which judges offer insufficient votes regarding intercommunication and debate, with pretentious and vain performances that hinder decision making, especially those that generate controversy and social expectations.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem o objetivo de analisar os impactos da transmissão das sessões plenárias pela TV Justiça, elencando a perda da essência basilar do princípio da publicidade como garantia democrática. Questiona-se o fato de a transmissão dos julgamentos ter possibilitado que os ministros fossem elevados à categoria de renome, potencializado pelo discurso da mídia e da maior veiculação de notícias sobre as pautas de julgamento e sua relação com a opinião pública. Cumpre-se demonstrar que o colegiado sustenta-se em trabalho colaborativo, e a utilização de vias argumentativas enredadas e extensas colocam em xeque a sua legitimidade, ao se isentar de um ambiente de efetiva deliberação. Adota-se como parâmetro crítico as entrevistas estruturadas realizadas pelo professor Virgílio Afonso da Silva com os ministros do STF, para constatar problemas isolados na forma de deliberação do Tribunal, dentre os quais foi destacado excesso de individualismo entre eles. A pesquisa qualitativa, com caráter exploratório e crítico, vale-se de análises empíricas de autores que agregaram diversas variáveis para identificar a legitimidade da atuação e dos limites da jurisdição constitucional, confrontando os efeitos esperados e efetivados com a instituição do canal TV Justiça. Conclui-se que a influência midiática torna os julgamentos um espaço de auto promoção individual, no qual os julgadores oferecem votos insuficientes quanto à intercomunicação e debate, com atuações pretensas e vaidosas que dificultam a tomada de decisões, principalmente aquelas que geram controvérsias e expectativas sociais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectColegialidadept_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectSupremo Tribunal Federalpt_BR
dc.subjectPublicitypt_BR
dc.subjectCollegialitypt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subjectSupreme Courtpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleTransmissão das sessões plenárias pela TV Justiça: publicidade e fragmentação no Supremo Tribunal Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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