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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A gestão de prazos na contabilidade societária: análise comparativa do cálculo do prazo médio de recebimento das vendas
Autor(es): Oliveira, Carla Rodrigues Amorim de
Orientador: Deorce, Raquel Berger
Miembros Examinadores: Moreira, Nathalia Carvalho
Miembros Examinadores: Policario, Schirley Maria
Resumo: O ativo contas a receber tem grande impacto na gestão financeira da empresa, esse grupo influencia diretamente no fluxo de caixa e nos planejamentos financeiros de curto prazo. Diante desta situação, o objetivo desta monografia é analisar se o cálculo do Prazo Médio de Recebimento de Vendas (PMRV) espelha realmente os dias conforme a política de vendas vigente na empresa, comparado com o cálculo feito pela fórmula da média aritmética simples e ponderado. Foi realizado, um levantamento de dados bibliográficos para promover um maior conhecimento sobre a área em estudo, por meio de artigos científicos e livros, de autores como Assaf Neto (2012; 2020), Atkinson (2015), Gelbke (2018), Imhof, Seavey e Watanabe (2018) e Michalski (2012; 2013). Para cumprir com os objetivos do trabalho, foi realizado um estudo de caso em uma empresa com sede em Contagem, MG, cuja principal atividade econômica é o comércio atacadista de cereais e leguminosas beneficiados, entre outros. Foram coletados dados de faturamento entre os meses de janeiro a dezembro 2020, onde foram calculados os PMRVs, além das médias aritméticas simples e ponderadas em base mensal. Observou-se que utilizando a Receita Líquida de Vendas os resultados do PMRV aproximam-se mais dos valores calculados pelas médias aritméticas quando comparado ao PMRV calculado com a receita líquida de vendas.
Resumen : Accounts receivable from a company are an asset that has a great impact on its financial life, and it is extremely important to have a well-structured management to know the real financial situation of the organization. Given this situation, the objective of this monograph is to verify if the calculation of the Average Sales Receipt Period (PMRV) actually reflects the days according to the company's current sales policy. First, a survey of bibliographic data was carried out to promote greater knowledge about the area under study, through scientific articles and books, by authors such as Assaf Neto (2012; 2020), Atkinson (2015), Gelbke (2018), Imhof , Seavey and Watanabe (2018) and Michalski (2012; 2013). To fulfill the objectives of the work, a case study was carried out in a company based in Contagem, MG, whose main economic activity is the wholesale trade of processed cereals and legumes, among others. Billing data were collected between January and December 2020, where PMRVs were calculated, in addition to simple and weighted arithmetic averages on a monthly basis. It was observed that using the Gross Sales Revenue, the PMRV results are closer to the values calculated by the arithmetic averages when compared to the PMRV calculated with the net sales revenue.
Palabras clave : Análise financeira
Contas a receber
Receitas de vendas
Financial analysis
Bills to receive
Sales revenue
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13907
Fecha de publicación : 15-feb-2022
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis - Campus GV



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