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Type: Dissertação
Title: Políticas públicas educacionais: a educação do campo e os impactos da multissérie na educação básica da Escola Municipal Conceição do Formoso, no município de Santos Dumont – MG.
Author: Vianna, Deiviane Priscila Amaral Araújo
First Advisor: Ribeiro, Simone da Silva
Referee Member: Souza, Maria Zélia Maia de
Referee Member: Oliveira, Edgard Leite de
Referee Member: Hage, Salomão Antônio Mufarrej
Referee Member: Quintiliano, Aimberê
Resumo: Esta pesquisa aborda as turmas de multissérie, um grande desafio para as escolas do campo. Multissérie é como são organizadas as escolas do campo. As turmas são compostas por alunos de diferentes idades, séries, níveis de aprendizagem e ano de escolarização sob a regência de um docente. A questão central e o objetivo da pesquisa é compreender, analisar e registrar aspectos e impactos sociais da multissérie da Escola Municipal de Conceição do Formoso para a comunidade de Conceição do Formoso localizada no município de Santos Dumont – MG. A justificativa para este estudo se deve as inquietações provocadas por este modelo de organização de ensino responsabilizado pela baixa qualidade do processo ensino aprendizagem nas áreas rurais, logo observar a questão da multissérie e toda sua problemática nos levou a compreender a visão negativa que a envolve. Sobretudo, as análises realizadas nos permitiu refletir se de fato essa modalidade de organização de ensino é mesmo o único problema das escolas do campo, visto que a seriação, modelo hegemônico de ensino construído para atender aos interesses do sistema capitalista também demanda problemas e dados estatísticos de levantamento histórico que comprovam sua deficiência. Historicamente os povos do campo estão se constituindo como protagonistas na luta pela terra e neste território de disputas, considerando o processo de formação humana, a educação é primordial. Este contexto nos leva a ideais para além da multissérie que sem a mínima estrutura tem sido oferecida como única oportunidade de escolarização dos povos do campo e da seriação que além de não oferecer qualidade impõe a crianças e jovens acordar muito cedo, enfrentar transporte precário, estradas perigosas e ainda afasta as crianças da realidade do campo. A luta é por uma educação básica com potencial de transformação social incluso na proposta de uma unidade dialética entre teoria e prática pedagógica onde os povos do campo tenham acesso a um ensino de qualidade socialmente referenciado capaz de atender às demandas sociais da Educação do Campo e de promover transgressões na padronização do trabalho educativo adotado nas escolas urbanas. Mesmo no campo à escola pesquisada não conta com um projeto político pedagógico compatível com princípios e diretrizes da Educação do Campo o que provoca impactos negativos no processo ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa com ênfase na prática docente nas turmas de multissérie e os instrumentos empregados foram rodas de conversa, entrevista semi-estruturada, conversas informais e observação realizada no decorrer da pesquisa. Contribuíram com a análise dos dados coletados autores como Arroyo, Caldart, Freire, Hage, Frigotto, Molina e Saviani, dentre outros, e documentos importantes como os sete volumes dos cadernos “Por uma Educação do Campo”, legislações e diretrizes que envolvem a temática. Este estudo demonstrou a relevância da Educação do Campo na formação humana e social dos sujeitos do campo e da sociedade, salientando a necessidade da interação de toda sociedade na luta por um projeto popular de Brasil vinculado a um projeto de vida dos povos do campo fundamentado nas características, identidade e autonomia dos povos do campo, que desconstrua a imagem de lugar do atraso e permita interação campo cidade a partir da concepção de correlação, completividade e não de hierarquia como imposto pelo sistema capitalista.
Abstract: This research addresses multiseries classes, a major challenge for rural schools. Multiseries is how rural schools are organized. Classes are composed of students of different ages, grades, levels of learning and year of schooling under the guidance of a teacher. The central question and objective of the research is to understand, analyze and record social aspects and impacts of the multi-series of the Municipal School of Conceição do Formoso for the community of Conceição do Formoso located in the municipality of Santos Dumont - MG. The justification for this study is due to the concerns caused by this model of teaching organization responsible for the low quality of the teaching-learning process in rural areas, soon observing the issue of multiseries and all its problems led us to understand the negative view that surrounds it. Above all, the analyzes carried out allowed us to reflect on whether this type of teaching organization is really the only problem in rural schools, since serialization, a hegemonic model of teaching built to meet the interests of the capitalist system also demands problems and statistical data historical survey that prove their disability. Historically, rural peoples are becoming protagonists in the struggle for land and in this territory of disputes, considering the process of human formation, education is paramount. This context leads us to ideals beyond the multiseries that without the minimum structure has been offered as the only schooling opportunity for rural people and the series that, besides not offering quality, requires children and young people to wake up very early, face precarious transport, roads dangerous and it keeps children away from the reality of the countryside. The struggle is for basic education with the potential for social transformation included in the proposal for a dialectical unity between theory and pedagogical practice where rural people have access to quality socially referenced education capable of meeting the social demands of Rural Education and promote transgressions in the standardization of educational work adopted in urban schools. Even in the field, the researched school does not have a political pedagogical project compatible with the principles and guidelines of Rural Education, which causes negative impacts on the teaching-learning process. The methodology used was qualitative research with emphasis on teaching practice in multiseries classes and the instruments used were conversation circles, semistructured interviews, informal conversations and observation carried out during the research. Contributors to the analysis of the data collected were authors such as Arroyo, Caldart, Freire, Hage, Frigotto, Molina and Saviani, among others, and important documents such as the seven volumes of the “Por uma Educação do Campo” notebooks, legislation and guidelines involving the theme . This study demonstrated the relevance of Rural Education in the human and social formation of rural and social subjects, emphasizing the need for the interaction of the whole society in the struggle for a popular project in Brazil linked to a life project of the rural people based on characteristics, identity and autonomy of the peoples of the countryside, which deconstructs the image of place of backwardness and allows interaction between the city and the countryside from the conception of correlation, completeness and not of hierarchy as imposed by the capitalist system
Keywords: Multissérie
Escola do campo
Formação de professores
Pratica docente
Multiseries
Escola do campo
Teacher training
Teaching practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13875
Issue Date: 18-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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