Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13874
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
edgleisonvasconcelosdiogo.pdfPDF/A1.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Uso de dados educacionais do Spaece pelos professores de Matemática da EEM Francisco de Almeida Monte da cidade de Alcântaras-CE: caminhos para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas
Author: Diogo, Edgleison Vasconcelos
First Advisor: Câmara dos Santos, Marcelo
Referee Member: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Referee Member: Núñez, Carolina Portela
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa tem como foco investigar como os professores de Matemática da Escola de Ensino Médio (EEM) Francisco de Almeida Monte utilizam os dados das avaliações diagnósticas internas e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) para aprimorar suas práticas e planejamentos de aula e como isso acontece. Tem como objetivo geral investigar e compreender se os professores de Matemática da EEM Francisco de Almeida Monte utilizam os dados das avaliações diagnósticas internas e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) para aprimorar suas práticas e planejamentos de aula e como isso acontece. Os objetivos específicos são: i) descrever o contexto no qual o caso de gestão foi estudado; ii) analisar como os professores de Matemática da EEM Francisco de Almeida Monte utilizam as avaliações para aprimorar o planejamento do trabalho pedagógico e de que forma; iii) Propor um Plano de Ação Educacional (PAE) para a escola pesquisada que possa contribuir para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com o núcleo gestor e professores de Matemática da escola pesquisada. O estudo teórico sobre o uso de dados das avaliações externas é feito a partir de Andrade (2019), Blasis (2013), Brooke e Cunha (2011), Castro (2009), Machado (2012), Núñez (2019) e Silva et al. (2013), dentre outros. Os resultados encontrados mostram que os dados do Spaece precisam ser utilizados durante todo o período letivo, pois percebemos uma maior ênfase no trabalho com os dados nas proximidades da realização do Spaece, o que demonstra a necessidade de maior acompanhamento da coordenação pedagógica e direção escolar. Diante do que foi constatado, como proposta de PAE temos um conjunto de encontros formativos que visam o aprimoramento das ações pedagógicas.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Education (PPGP) at the Public Policy Center and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The research intends to answer the following question: How do Math teachers at Francisco de Almeida Monte High School (EEM) use data from internal diagnostic assessments and from the Permanent Assessment System for Basic Education in Ceará – Spaece to improve their practices and lesson plans and how does it happen? Its general objective is to investigate and understand if Math teachers at EEM Francisco de Almeida Monte use data from internal diagnostic assessments and from the Permanent Assessment System for Basic Education of Ceará - Spaece to improve their practices and the pedagogical planning and how this happens. Its specific objectives are: i) Describe the context in which the management case was studied; ii) Analyze how Math teachers at EEM Francisco de Almeida Monte use assessments to improve the pedagogical planning; iii) Propose an Educational Action Plan (PAE) that can contribute to teachers and management team to improve student learning. We used qualitative research as a methodology through semi-structured interviews conducted with the core manager and Math teachers at the school studied. The theoretical study about the use of data from external evaluations is based on Andrade (2019), Blasis (2013), Brooke and Cunha (2011), Castro (2009), Machado (2012), Núñez (2019) and Silva et al. (2013), among others. The results show that the Spaece data need to be used throughout the entire school year; it was observed that there is a greater emphasis on working with data in the period of time close to Spaece, which demonstrates the need for greater monitoring by the pedagogical coordination and school management. Based on what was found, as a proposal for an PAE we have many training meetings that aimed at improving pedagogical actions.
Keywords: Uso de dados
Avaliações externas
Planejamento pedagógico
Spaece
Ensino de matemática
Data usage
External evaluations
Pedagogical planning
Spaece
Teaching math
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00008
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13874
Issue Date: 11-Jan-2022
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons