Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13855
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
deisemariahiginoholandacordeiro.pdfPDF/A2.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Desafios e entraves na implementação do Projeto Alfabetiza Teresina: dialogando com os gestores e professores da Rede Municipal
Author: Cordeiro, Deise Maria Higino Holanda
First Advisor: Botelho, Laura Silveira
Referee Member: Schapper, Ilka
Referee Member: Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão analisou o Projeto Alfabetiza Teresina, como uma política pública de alfabetização implantada na Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC) e os desafios ou entraves no processo de implementação desse Projeto em oito Escolas Municipais da cidade de Teresina-PI. O Projeto Alfabetiza Teresina constitui-se como uma política de alfabetização, que busca a melhoria da qualidade da educação e, sobretudo, a garantia da aprendizagem da leitura e da escrita às crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. Este estudo de caso teve como questão norteadora: quais os desafios enfrentados na implementação do Projeto Alfabetiza Teresina? O objetivo geral da investigação foi compreender os desafios na implementação do Projeto Alfabetiza Teresina da rede municipal de ensino. Já os objetivos específicos foram: i) descrever o Projeto Alfabetiza Teresina, analisando os desafios ou entraves que permeiam a sua implementação; ii) analisar a atuação dos gestores escolares e professores alfabetizadores no contexto do Projeto Alfabetiza Teresina e iii) promover ações estratégicas para apoiar a equipe gestora no acompanhamento do trabalho pedagógico dos professores alfabetizadores e assistentes, visando à melhoria da atuação desses profissionais na intervenção pedagógica e aprendizagem dos alunos. Foi utilizada abordagem metodológica de cunho qualitativo, tendo, como instrumento de geração de dados, grupos focais com gestores e professores alfabetizadores das oito escolas pesquisadas. Como referencial teórico para fundamentar a pesquisa, foram utilizados os Novos Estudos de Letramento (STREET, 2014) e autores que têm uma abordagem social e discursiva das práticas de alfabetização, tais como Ângela B. Kleiman (2005, 2016), Magna Becker Soares (2013, 2019, 2020), Leda Verdiani Tfouni (2017), Roxane Rojo (2009, 2012), dentre outros, que abordam os processos, conceitos e concepções de alfabetização e letramento. A análise dos dados gerados disponibilizou subsídios que foram considerados na elaboração do Plano de Ação Educacional (PAE), a saber: i) Formação continuada para gestores escolares e coordenadores pedagógicos; ii) Formação continuada para professores alfabetizadores; iii) Seminário com gestores, professores alfabetizadores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria; iv) Ciclos de encontros e palestras com as famílias.
Abstract: This dissertation is developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation from the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case presented analyzes the Alfabetiza Teresina Project, as a public literacy policy implemented in the Municipal Department of Education of Teresina (SEMEC) and the challenges or obstacles in the process of implementing this Project in eight municipal schools in the city of Teresina-PI. The Alfabetiza Teresina Project is a literacy policy that aims to improve the quality of education and, above all, to guarantee that children learn reading and writing by the end of the 2nd year of elementary school. This case study has as a guiding question: What are the challenges faced in the implementation of the Alfabetiza Teresina Project? A general objective, for the execution of this research, is to understand the challenges in the implementation of the Alfabetiza Teresina Project in the municipal education network. The specific objectives are: i) to describe the Alfabetiza Teresina Project, analyzing the challenges or obstacles that permeate its implementation; ii) analyze the performance of school managers and literacy teachers in the context of the Teresina Alfabetiza Project and iii) promote strategic actions to support the management team in monitoring the pedagogical work of literacy teachers and assistants, aiming to improve the performance of these professionals in pedagogical intervention and student learning. The methodological approach used is qualitative and the data generation tools in focus groups with eight managers and literacy teachers from the eight schools. Defined as a theoretical reference to support the research the New Literacy Studies (STREET, 2014) and authors who have a social and discursive approach to literacy practices, such as Ângela B. Kleiman (2005, 2016), Magna Becker Soares (2013, 2019, 2020), Leda Verdiani Tfouni (2017), Roxane Rojo (2009, 2012), among others, which approach the processes, perspectives, and concepts of literacy. The analysis of the data provided contributions that were considered in the elaboration of the Educational Action Plan (PAE), specifically: (i) - Continuing education for school managers and pedagogical coordinators; (ii) - Continuing education for literacy teachers; (iii) - Seminar with managers, literacy teachers, pedagogical coordinators, and secretariat technicians; (iv) – Round of meetings and lectures with families.
Keywords: Alfabetização e letramento
Projeto Alfabetiza Teresina
Políticas de alfabetização
Literacy
Alfabetiza Teresina project
Literacy policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00017
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13855
Issue Date: 13-Jan-2022
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons