Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13854
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariaelycristinagomesalves.pdfPDF/A4.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Caminhos para propor aprimoramentos nas práticas de leitura e escrita em uma escola de ensino médio do interior do Ceará: um novo olhar para a Escola Semente da Liberdade
Author: Alves, Maria Elycristina Gomes
First Advisor: Botelho, Laura Silveira
Referee Member: Costa Leite, Patrícia Mara de Carvalho
Referee Member: Dorini, LÍvia Faeundes Neves
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão utilizou como objeto de estudo as práticas de leitura e escrita de uma escola de ensino médio regular no estado do Ceará. Apresentamos, mediante análise qualitativa, os problemas na consolidação e construção dos processos de leitura e escrita da escola. A partir do mapeamento inicial de dados e ações pedagógicas realizadas, percebeu-se a necessidade de reestruturação das práticas de competências leitoras lá executadas. Levantou-se, então, a questão norteadora: quais ações pedagógicas podem ser desenvolvidas pela Escola de Ensino Médio Semente da Liberdade na melhoria das práticas de leitura e escrita de seus alunos? Para responder esta pergunta, traçamos o objetivo geral da pesquisa: identificar e compreender as principais dificuldades nas práticas de leitura e escrita que ocorrem na instituição sob a perspectiva dos Novos Estudos dos Letramentos (NEL). Derivados desta proposição, planejamos como objetivos específicos: i) descrever as dificuldades dos alunos do ensino médio, em leitura e escrita, a partir da interpretação dos dados apresentados nas avaliações externas; ii) analisar as práticas de leitura e escrita implantadas ou não na escola e seu impacto no desenvolvimento do aluno; iii) propor um plano de ação que busque melhorias nas práticas de leitura e escrita existentes e contemple metodologias e ferramentas pedagógicas diversificadas a serem utilizadas na promoção de uma educação efetiva e de qualidade na instituição. Os dados encontrados na fase inicial da pesquisa confirmaram dificuldades em práticas de leitura e escrita na escola e geraram uma busca pela compreensão de aspectos pedagógicos da instituição ligados às habilidades discursivas. Visto que os processos de leitura e interpretação são fundamentais na vida estudantil, e defasagens nesses campos acarretam prejuízos nas demais áreas educacionais, inclusive socialmente, este trabalho foi direcionado a encontrar suas causas. Utilizou-se como instrumentos de pesquisa: entrevistas semiestruturadas com as professoras de português e coordenadoras, e grupo focal com alunos da 3ª série do ensino médio, na qual todos os participantes eram membros da escola em estudo. Para análise dos dados gerados, recorremos, como aporte teórico, a autores alinhados aos preceitos dos Novos Estudos dos Letramentos como Street (2012, 2014), Rojo (2009, 2012), Kleiman (1995, 2005) e Soares (2009). Identificamos um foco exacerbado nas avaliações externas e suas matrizes de referências, que repercutiram nas ações pedagógicas da escola. Verificamos, ainda, um distanciamento entre concepções de professores e alunos sobre os processos de leitura existentes na instituição. Discutimos estes resultados em três eixos de análise: i) letramentos múltiplos: eventos e práticas de letramentos na EEM Semente da Liberdade; ii) multiletramentos: aplicação de tecnologias diversas em sala; iii) práticas de leitura e escrita. Recomendamos, através de sugestões de práticas baseadas nas teorias dos letramentos: implantação de ciclo formativos com professores, ampliação de dois projetos já existentes na escola, propor um debate sobre reestruturação curricular por meio de eletivas e fortalecimento de práticas de leitura.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case studied used the reading and writing practices of a regular high school in the state of Ceará as its object of study. We present, through qualitative analysis, the problems in the consolidation and construction of the school's reading and writing processes. From the initial mapping of data and pedagogical actions carried out at the school, it was realized the need to restructure the reading skills practices performed there. Then, the following guiding question was raised: what pedagogical actions can be developed by EEM Semente da Liberdade in improving the reading and writing practices of its students? Through this guiding question, we outline the general objective of the research: to identify and understand the main difficulties in reading and writing practices that occur in the institution from the perspective of New Literacy Studies (NLS). Derived from this proposition, we plan as specific objectives: i) to describe the difficulties of high school students, in reading and writing, from the interpretation of the data presented in the large scale tests; ii) to analyze the reading and writing practices implanted or not implanted in the school and its impact on the student's development; iii) propose an action plan that seeks significant improvements in existing reading and writing practices and contemplates diversified methodologies and pedagogical tools to be used to promote effective and quality education in the institution. The data found during the initial phase of the research confirmed problems in the acquisition of reading and writing skills at school and generated a search for the agents that caused the situation. Keeping in mind that the reading and interpretation processes are fundamentally important in the students' lives, and lags in these fields cause losses in other areas of education, including socially, this work was directed to find its causes. It was used as research instruments: semi-structured interviews with Portuguese teachers and coordinators, and a focus group with students from the final years of high school, in which all participants were members of the school studied. For the analysis of the data generated, we used, as a theoretical framework, authors in line with the precepts of literacies such as Street (2012, 2014), Rojo (2009, 2012), Kleiman (1995, 2005), and Soares (2009). We identified an exacerbated focus on large-scale tests and their reference matrices, which had repercussions on the school's pedagogical actions, projects, and practices. We also verified a gap between teachers' and students' conceptions about the reading processes existing in the institution. These results were discussed in three axes of analysis: i) multiple literacies: literacies events and practices in EEM Semente da Liberdade; ii) multiliteracies: application of different technologies in the classroom; iii) reading and writing practices. We recommend, through suggestions for practices based on literacy theories: implementation of teacher training courses, expansion of two existing projects at school, proposing a debate on curriculum restructuring through electives and strengthening of reading practices.
Keywords: Leitura e escrita
Práticas de letramentos
Ensino médio
Reading and writing
Literacy practices
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00395
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13854
Issue Date: 23-Apr-2021
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons