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dc.contributor.advisor1Friedrich, Denise Barbosa de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6335733755856473pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Marília-
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dc.contributor.referee2Sanhudo, Nádia Fontoura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1632693080890892pt_BR
dc.contributor.referee3Maia, Mariana Almeida-
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dc.contributor.referee4Farah, Beatriz Francisco-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9381626151864695pt_BR
dc.creatorRibeiro, Daniele Knopp-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5293919552742647pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-23T18:54:07Z-
dc.date.available2022-02-23-
dc.date.available2022-02-23T18:54:07Z-
dc.date.issued2022-01-18-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00018-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13833-
dc.description.abstractThe present work has the objective to analyze the (in)compatibilities between Permanent Education in Healthcare and the Management of Knowledge in a Regional Superintendence of Healthcare in Minas Gerais. It is a study of qualitative nature, exploratory, basing itself in authors who analyze health education in Brazil and the Management of Knowledge in public administration and also in the health system. The scenario of the study was a Regional Superintendence of Healthcare, which is a benchmark as a center of a Macro and Microregion of Minas Gerais state, with 10 health workers, with higher education, who develop activities in management of healthcare as participants. To approach the participants, an online data collection tool was used, elaborated through Google Forms, containing 11 open questions, besides the characterization section and professional path. From February to May 2021 the data was collected and analyzed according to the Thematic Content Analysis technique proposed by Bardin. From the Material Exploration, seven units of recordings were defined between four categories. It is understood that the Permanent Education in Healthcare and the Knowledge Management connect in the movement of the (in)compatibilities of knowledge at the SRS, distancing it, in the segmentation of the relation-knowledge of the workers and approximating by promoting the shared and conceptually aligned in their own plans/models meeting. Therefore, it demands attention and the identification of daily flows of knowledge in the healthcare region, revision and strengthening the healthcare public policies of the state of Minas Gerais and deepen the Knowledge Management models for the public healthcare administration, which open opportunities for strengthening the work in healthcare in SUS, which is in constant transformation, observing society's needs.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo analisar as (in)compatibilidades entre a Educação Permanente em Saúde e a Gestão do Conhecimento em uma Superintendência Regional de Saúde de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, exploratória, balizando-se em autores que analisam a educação na saúde brasileira e a Gestão do Conhecimento também na área da saúde e na administração pública. O cenário do estudo foi uma Superintendência Regional de Saúde referência enquanto Polo de uma Macrorregião e Microrregião do estado de Minas Gerais, com 10 trabalhadores de saúde, com ensino superior completo que desenvolvem atividades de gestão em saúde enquanto participantes. Para abordagem dos participantes, utilizou-se um instrumento de coleta de dados on-line, elaborado por meio do Google Forms, contendo 11 perguntas discursivas, além da seção de caracterização e percurso profissional. De fevereiro a maio de 2021 os dados foram recolhidos, sendo esses, analisados conforme a técnica de Análise de Conteúdo Temática proposta por Bardin. A partir da Exploração do Material definiu-se sete unidades de registro agrupadas em quatro categorias. Compreende-se que a Educação Permanente em Saúde e a Gestão do Conhecimento se encontram no movimento das (in)compatibilidades dos conhecimentos na SRS, distanciando, na segmentação da relação–conhecimentos dos trabalhadores e aproximando, ao promover o encontro partilhado e conceitualmente alinhado em planos/modelos próprios. Assim, demanda atenção e identificação dos fluxos cotidianos dos conhecimentos nas regiões de saúde, revisitar e fortalecer as políticas públicas de saúde do estado de Minas Gerais e aprofundar modelos de Gestão do Conhecimento para administração pública em saúde, que oportunizem fortalecer o trabalho em saúde no SUS continuamente em transformação, conforme as necessidades da sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagempt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertropt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação permanente em saúdept_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão em saúdept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectPermanent education in healthcarept_BR
dc.subjectManagement of knowledgept_BR
dc.subjectHealth managementpt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectQualitative researchpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleEducação permanente em saúde e Gestão do conhecimento: um estudo de (in)compatibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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