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Tipo: Dissertação
Título: O brincar nas escolas de educação infantil da rede municipal de ensino de Juiz de Fora: contribuição da gestão escolar
Autor(es): Massacesi, Maylane
Primeiro Orientador: Cristófaro, Ricardo de
Membro da banca: Barreiros, Débora Raquel Alves
Membro da banca: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Resumo: O objetivo desta pesquisa é identificar os desafios enfrentados pela equipe gestora no processo de implementação da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a educação infantil no que se refere às práticas pedagógicas atreladas ao “brincar”, de modo a propor um Plano de Ação Educacional que contemple proposições voltadas à otimização do brincar nas escolas do município. A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a Educação Infantil, vigente desde 2010, prevê a brincadeira como direito e recurso que deve servir de eixo norteador das práticas pedagógicas das salas de aula. Tendo isso em vista, buscamos verificar se e como o brincar tem se encontrado presente nas ações docentes em salas de educação infantil do município de Juiz de Fora, partindo da experiência da pesquisadora como educadora e, atualmente, como gestora de uma escola municipal que oferece educação infantil e o primeiro ano do ensino fundamental. A percepção inicial é de que práticas pedagógicas alinhadas ao brincar têm sido pouco exploradas nas escolas da rede municipal, o que pode fazer com que as aulas sejam pouco atrativas e prejudiquem o aprendizado dos alunos. A metodologia utilizada para a investigação envolve a pesquisa documental, a bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa documental mapeia a concepção do brincar e das práticas pedagógicas que devem subsidiar o trabalho com a educação infantil em documentos oficiais, especialmente no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a Educação Infantil, destacando as orientações relacionadas a práticas pedagógicas da educação infantil que evidenciam o brincar como aspecto fundamental, tanto na aprendizagem, como na formação do indivíduo. A pesquisa bibliográfica abrange artigos e dissertações que tratam da educação infantil no município de Juiz de Fora e de concepções acerca do brincar apresentadas por alguns autores como Vygotsky (1991,1998), Piaget (1978,1979), Fröebel (1912), entre outros. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas com cinco gestores escolares e de questionários aplicados a dezesseis professores regentes de salas de educação infantil, com o intuito de coletar informações acerca da percepção deles sobre a importância do brincar nessa etapa da aprendizagem, e a frequência com que a atividade é explorada no cotidiano escolar. Através dos resultados obtidos nesta pesquisa, foi elaborado um Plano de Ação Educacional, com enfoque na melhoria das práticas pedagógicas atreladas ao brincar nas salas de educação infantil, sendo a equipe gestora a grande mediadora desse processo. As ações propostas fornecem subsídios e condições para que ocorra a formação continuada dos profissionais na própria escola, através de estudos, discussões, mesas de debates nas reuniões pedagógicas e da confecção de um material didático por todos os envolvidos no processo de aprendizagem dos alunos, o qual possa incluir sugestões de atividades e relatos de experiências exitosas que colaborarem para com a inserção do brincar como prática cotidiana das salas de aula de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora.
Abstract: The aim of this research is to identify the challenges faced by the school management team in the process of implementation of the Curriculum Proposal for the Education Network of Juiz de Fora to the early childhood education in relation to the pedagogical practices associated to the act of playing. So, we suggest an Educational Action Plan which contains proposals aimed at optimization of playing in local schools. The Curriculum Proposal for the Education Network of Juiz de Fora to the early childhood education, existing since 2010, provides play as right and remedy that should be the guiding principle of pedagogical practices in the classrooms. Considering this, we aim to verify whether and how the act of playing is present in teachers actions from the early childhood education classrooms in the city of Juiz de Fora, based on the experience of the researcher as a teacher and nowadays as a management from a public school that offers early childhood education and the first year of the elementary school. The initial perception is that pedagogical practices aligned to play have been little explored in the network schools, what may make the classes not attractive to the students. The methodology used to this investigation is documental research, bibliographical research and field research. The documental research shows the conception of playing and the pedagogical practices that must subsidize the early childhood education work in documents, especially in the National Curriculum Reference for Early Childhood Education, the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, the Curriculum Proposal for the Education Network of Juiz de Fora for the Early Childhood Education. We highlight the orientations related to the pedagogical practices in the early childhood education that show the act of playing as a fundamental aspect on the learning process and on the individual formation. The bibliographic research covers papers and dissertations which talk about the early childhood education in the city of Juiz de Fora and about conceptions about the act of playing presented by some authors such as Vygotsky (1991,1998), Piaget (1978,1979), Fröebel (1912), between others. The field research was executed through interviews with five schools managers and through questionnaires applied to sixteen teachers from early childhood education classes, in order to gather information about their perceptions on playing in this learning step, and the frequency with which the activity is explored in everyday school life. Considering the results of the present research, we elaborated an Educational Action Plan which aims to improve the pedagogical practices related to playing in early childhood classrooms, with the management team as mediator of this process. The proposed actions provide subsidies and conditions for the occurrence of the professionals continuing education inside the school, through studies, discussions in educational meetings, and also the creation of a teaching material for all involved in the learning process of students, which encompasses suggestions of activities as well successful experience reports that may help with the insertion of playing as a daily practice in early childhood education classrooms of other schools from the city of Juiz de Fora.
Palavras-chave: Brincar
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Proposta curricular
Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora
Playing
Early childhood education
Pedagogical practices
Curriculum Proposal for the Education Network of Juiz de Fora
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1378
Data do documento: 28-Jan-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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