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dc.contributor.advisor1Rosa, Waleska Marcy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9184422578832779pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Paula, Christiane Jalles de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5761320624136237pt_BR
dc.contributor.referee1Bentes, Hilda Helena Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7621671933218419pt_BR
dc.contributor.referee2Feres, Marcos Vinício Chein-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0515333775813047pt_BR
dc.creatorSantos, Erika Neder dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7222689552335786pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-03T20:37:45Z-
dc.date.available2022-02-03-
dc.date.available2022-02-03T20:37:45Z-
dc.date.issued2022-01-27-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13750-
dc.description.abstractIn democratic societies, the recognition of certain rights for vulnerable groups has been treated as a matter of justice. In Brazil, the 1988 Constitution and especially the Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities ensure that students with disabilities must be given the same educational opportunities offered to other students, whenever possible, in regular classes. This notion of social inclusion, that the community must adapt to people with disabilities, generated a reaction from sectors of Brazilian society that appealed to the Federal Supreme Court, questioning aspects of the law. This dissertation investigated the process of Direct Action of Unconstitutionality 5,357 of the Federal District, which deals with the obligation of private educational establishments to offer inclusive education, seeking to identify whether the actors involved in the dispute made instrumental use of the Theory of Capabilities along the lines of Martha Nussbaum. To deal with this issue, a literature review and documentary research were carried out, both of a descriptive-exploratory nature, and a Critical Discourse Analysis (CDA) of the process in question was carried out. It was concluded that there are elements of the Theory of Capabilities in the ADI process, brought through the meta-legal arguments exposed by the protagonists of the process, although the Federal Supreme Court does not mention them directly, mainly as a result of the incorporation into the legal system as a constitutional norm of the Convention on Rights of Persons with Disabilities through decree 6.949/2009.pt_BR
dc.description.resumoNas sociedades democráticas, o reconhecimento de determinados direitos para grupos vulneráveis tem sido tratado como uma questão de Justiça. No Brasil, a Constituição de 1988 e principalmente a Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência asseguram que aos alunos com deficiência devam ser dadas as mesmas oportunidades de ensino ofertadas aos demais alunos, sempre que possível, em turmas regulares. Essa noção de inclusão social, de que a coletividade deve se adaptar à pessoa com deficiência, gerou reação de setores da sociedade brasileira que recorreram ao Supremo Tribunal Federal questionando aspectos da lei. Esta dissertação investigou o processo de Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.357 do Distrito Federal, que trata sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos privados de ensino em oferecer educação inclusiva, buscando identificar se os atores envolvidos na contenda fizeram uso instrumental da Teoria das Capacidades na vertente de Martha Nussbaum. Para dar conta dessa questão, foi realizada revisão de literatura e pesquisa documental, ambas de cunho descritivoexploratório, e Análise de Discurso Crítica (ADC) do processo em tela. Concluiu-se que há elementos da Teoria das Capacidades no processo da ADI, trazidos através dos argumentos metajurídicos expostos pelos protagonistas do processo, embora o Supremo Tribunal Federal não os mencione diretamente, fruto principalmente da incorporação ao ordenamento jurídico como norma constitucional da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência mediante o decreto 6.949/2009.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Direito e Inovaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusivapt_BR
dc.subjectTeoriapt_BR
dc.subjectCapacidadespt_BR
dc.subjectADI 5.357pt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInclusivept_BR
dc.subjectTheorypt_BR
dc.subjectCapabilitiespt_BR
dc.subjectDUA 5.357pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleEducação inclusiva na ação direta de inconstitucionalidade 5.357: uma análise à luz da teoria das capacidades de Martha Nussbaumpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Direito e Inovação (Dissertações)



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