Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13748
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dirlenelimavaladão.pdfPDF/A4.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: Semioses na sala de aula de Química Orgânica no Ensino Superior: um olhar a partir da perspectiva peirceana
Author: Valadão, Dirlene Lima
First Advisor: Lopes, José Guilherme da Silva
Co-Advisor: Araújo Neto, Waldmir Nascimento de
Referee Member: Porto, Paulo Alves
Referee Member: Souza, Vinícius Catão de Assis
Referee Member: Queiroz, Alvaro Joao Magalhaes de
Referee Member: Reis, Ivoní de Freitas
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo estudar diferentes semioses, em atividades que mobilizaram formas de representar entes químicos, a partir da prática docente de uma professora do Ensino Superior de Química Orgânica ao serem usadas: ferramentas materiais como modelos de bolas e varetas, representações gráficas e produção audiovisual. A semiótica de Peirce nos ofereceu arcabouço teórico, metodológico e analítico robusto para realizar investigações no âmbito do ensino e da aprendizagem. Situamos o signo diagrama como ícone operacional, que nos permitiu revelar relações entre as partes do objeto e proporcionar aprendizado adicional sobre o emprego desse signo nas situações estudadas. Imprimimos uma configuração empírica que colocou em evidência situações de ensino por diferentes perspectivas, tais como: registros audiovisuais de aulas de Química Orgânica, produção audiovisual dos estudantes e entrevista com a professora da disciplina. A partir das análises, defendemos a estratégia de uso do signo híbrido [Humano + Ferramentas] como possibilidade de tratamento unificado das diferentes manifestações sígnicas em ação nos turnos de análise: fala, gestos, ferramentas materiais, gráficas, dentre outras. Essa escolha também permitiu estudar as semioses levando em conta esse hibridismo sígnico. A análise semiótica conseguiu colocar em evidência o fato de uma mesma forma sígnica, apresentar semioses diferentes do ponto de vista do ensino e da aprendizagem, por exemplo, a partir da Secundidade e da Terceiridade. A estratégia de induzir produção audiovisual, desenvolvida pela professora, foi potencialmente reveladora dos sentidos que os estudantes agregam durante o processo de ensino, situada em relação com a sala de aula, e enquanto um evento que manifesta um contínuo semiótico entre lugares distintos da educação. Adicionalmente, podemos inferir que a prática docente da professora determinou aspectos das semioses nas situações de ensino, a partir de um permanente processo de reflexão, arraigados aos seus saberes da experiência, o que pode ser considerado um passo importante na formação continuada universitária. Desejamos contribuir com o campo das investigações acerca das representações, ao considerar as situações de ensino em sua complexidade e em estrita relação com a semiótica peirceana.
Abstract: This research aimed to study different semiosis, in activities that mobilized ways of representing chemical entities, from the teaching practice of a Higher Education teacher of Organic Chemistry, when using: material tools such as ball and stick models, graphic representations, and audiovisual production. Peirce's semiotics offered us a robust theoretical, methodological and analytical framework to carry out investigations in the context of teaching and learning. We placed the diagram sign as an operational icon, which allowed us to reveal relationships between the parts of the object and provide additional learning about the use of this sign in the situations studied. We printed an empirical configuration that highlighted teaching situations from different perspectives, such as: audiovisual recordings of Organic Chemistry classes, audiovisual production of students and interviews with the professor of the discipline. From the analyses, we defend the strategy of using the hybrid sign [Human + Tools] as a possibility of unified treatment of the different sign manifestations in action in the analysis shifts: speech, gestures, material and graphic tools, among others. This choice also allowed us to study semiosis taking into account this sign hybridism. Semiotic analysis was able to highlight the fact that the same sign form presents different semiosis from the point of view of teaching and learning, for example, from Secondness and Thirdness. The strategy of inducing audiovisual production, developed by the teacher, was potentially revealing of the meanings that students add during the teaching process, situated in relation to the classroom, and as an event that manifests a semiotic continuum between different places in education. Additionally, we can infer that the teacher's practice determined aspects of semiosis in teaching situations, from a permanent process of reflection, rooted in her knowledge of experience, which can be considered an important step in continuing university education. We wish to contribute to the field of investigations about representations, considering teaching situations in their complexity and in strict relation to Peircean semiotics
Keywords: Semiótica de peirce
Representação
Ensino de Química Orgânica
Docência no Ensino Superior
Peirce's Semiotics
Representation
Teaching Organic Chemistry
Teaching in Higher Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Química
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13748
Issue Date: 15-Oct-2021
Appears in Collections:Doutorado em Química (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons