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Tipo: Dissertação
Título: Uma análise do Sistema de Avaliação Educacional de Teresina – SAETHE: desafios e possibilidades da apropriação de resultados pelos pedagogos nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Anjos, Sílvia Valéria Brito de Castro dos
Primeiro Orientador: Miranda, Denise Rangel
Membro da banca: Machad, Miriam Raquel Piazzi
Membro da banca: Lima, Carla da Conceição de
Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, buscou compreender as dificuldades no processo do uso de dados das avaliações externas do Sistema de Avaliação Educacional de Teresina – SAETHE - pelos pedagogos que atuam nos anos finais do ensino fundamental, em seis escolas da Rede Pública Municipal de Educação de Teresina. Assumimos como objetivo geral compreender as dificuldades no processo de uso de dados pelos pedagogos no segmento dos anos finais do ensino fundamental. Assim, delineou-se a seguinte questão-problema: de que forma pode ser aprimorado o uso dos dados da avaliação externa do SAETHE pelos pedagogos que atuam nos anos finais do ensino fundamental em escolas da Rede Pública Municipal de Teresina? Para responder essa questão, em um primeiro momento, foi realizada uma pesquisa documental e pesquisa bibliográfica no banco de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP). Em um segundo momento, foram aplicados questionários a pedagogos e professores de Língua Portuguesa e Matemática que atuam nos 7º e 8º anos e entrevistas com pedagogos de seis escolas da Região Sul de Teresina. Dentre os referenciais que subsidiaram as análises dos resultados, destacam-se: Lück (2000, 2009), Machado (2012), Bonamino e Souza (2012), Castro (2000), Gatti (2007), Pinto (2015), Soligo (2010). A partir dos resultados, foi possível identificar que os pedagogos não têm sido contemplados pelas políticas de formação do período investigado e que possuem dificuldades em relação ao uso de dados das avaliações externas do SAETHE, o que contribui para a fragilização do seu trabalho. Além disso, vislumbramos perspectivas diferenciadas nas falas de professores e pedagogos sobre as atribuições do cargo de pedagogo e suas atividades executadas no interior dessa escola, levando a um distanciamento dos profissionais da Pedagogia e os docentes dos anos finais. A partir dessas constatações, foi construído o Plano de Ação Educacional (PAE) com proposições voltadas para a criação de um Núcleo de Apoio aos Pedagogos, dentro do órgão central da SEMEC, além de formação continuada, para os pedagogos, a fim de que possam utilizar e/ou se apropriar dos resultados do SAETHE em suas práticas cotidianas.
Abstract: This thesis, which was developed into the Professional Master Degree of Management and Public Education Assessment of Universidade Federal de Juiz de Fora, it has searched to understand the difficults into the manegement of datas in some external assessment of System of Educational Assessment of Teresina– SAETHE – by primary teachers who labor in the earlies of elementary school,into six schools in the Teresina Educational district. We have taken as main objective to understand the difficults in the process of datas worked by primary teachers in Middle school. Hence, it was marked the following wonder: How the datas can be improved into the external assessment of SAETHE by primary teachers who labors in the middle school in the Teresina Educational district? To answer it, first of all, it was made a documental research and a booking research in the thesis datas from Pos-graduation Program of Management and Assessment of Public Education (PPGP). In a second moment, it was applied some questionaries to primary, Portuguese and Mathematics teachers who is laboring at 7th and 8th grade, besides some interviews with primary teachers who labor in the Southern area in Teresina. Into the theorical references who it based on the results, it was highlighted Lück (2000, 2009), Machado (2012), Bonamino e Souza (2012),Castro (2000), Gatti (2007), Pinto (2015), Soligo (2010). As research tools, it was possible to identify who the primary teachers are not one who won a continuing education into the investigating period and they how they have some difficults about the use of datas of external assessments from SAETHE, which they contribute to the fragility of their work. Besides, it was stared different perspectives in the primary and regular speech of the teachers about the job assigments of primary teacher and their activities perfomed inside the school, as a result it was seen a distance from them from Pedagogy and teacher from the Middle school. One of the result which was found, it was the understanding which the primary teachers were fragiles inside the organization SEMEC and the schools studied. From this, it was built an Educational Action Plan (PAE), which we structured some goals foward to the creation of Primary Teachers Association, inside the main structure of SEMEC, besides a continuing education to primary teachers in order to them being able to use and/or update the results of SAETHE and their labor routines
Palavras-chave: Avaliação externa
Apropriação de resultados do SAETHE
Formação continuada de pedagogos
External assessment
Results updating of SAETHE
Continuing education of primary teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00349
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13720
Data do documento: 21-Out-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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