https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1371
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
marciaaparecidabatistaferreira.pdf | 2.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Projovem Urbano de Juiz de Fora: implementação e percepções dos atores sobre o programa |
Autor(es): | Ferreira, Márcia Aparecida Batista |
Primeiro Orientador: | Sarmento, Diva Chaves |
Membro da banca: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Membro da banca: | Esteves, Luiz Carlos Gil |
Membro da banca: | Ferreira, Mônica Dias Peregrino |
Membro da banca: | Magrone, Eduardo |
Resumo: | Esta pesquisa teve o propósito de analisar a implementação do Programa Projovem Urbano em Juiz de Fora e conhecer quem é o jovem que o conclui, quais são as suas percepções e dos demais atores sobre o mesmo. Pretendeu-se também verificar se o Programa contribui, segundo os próprios jovens, para alterar sua vida laboral e acadêmica. Adotamos a concepção de juventude compreendida pelos autores Pais, Abramo, Dayrell e Novaes de que não existe uma única forma de ser jovem, abarcando, também, as diferenças de sexo, raça, lugar/endereço, classe social, que nos fazem perceber as diferentes juventudes. Nesse sentido, o termo aparece no plural para ressaltar a diversidade de maneiras de ser jovem. Utilizamos, ainda, trabalhos do autor brasileiro Martins e dos franceses Castells, Castel, Dubet. A opção teórico/metodológica adotada nesta pesquisa norteou-se nos pressupostos da Investigação Quantitativa e Qualitativa. A etapa inicial dessa pesquisa constituiu-se de uma análise documental sobre os documentos oficiais do Projovem Urbano. Em um segundo momento, utilizamos um questionário com questões fechadas, aplicado aos jovens que ingressaram no ano de 2012 e o concluíram em 2013. A partir dele, selecionamos sete sujeitos para a entrevista semiestruturada. Entrevistamos, também, o corpo executivo e educadores do Projovem Urbano de Juiz de Fora com o propósito de responder à questão central desse trabalho. A análise do questionário e das entrevistas mostrou que o programa permitiu aos jovens retomar a sua escolaridade e completar o ensino fundamental. Possibilita que o jovem possa pensar seus projetos de futuro, estimulando-o a prosseguir no ensino médio. A pesquisa mostrou que a organização do programa integrando as disciplinas e estruturando-se em torno de eixos assim como a atuação dos professores foram um diferencial importante apontado pelos egressos e educadores. No entanto, um pequeno grupo consegue concluir, tendo em vista a evasão. As condições oferecidas pelo Programa não são suficientes para possibilitar a um maior número de jovens superar as limitações sociais e econômicas do contexto em que vivem. O estudo mostrou, também, que a concretização de uma política proposta pelo governo Federal para ser executada pelos municípios apresenta dificuldades no âmbito administrativo e reflete as consequências das mudanças governamentais. A expectativa é que esse trabalho possa contribuir com os estudos sobre juventude e políticas públicas na área. |
Abstract: | This research aimed to analyze the implementation of Projovem Urban Program in Juiz de Fora and know who the young man who finds what are their perceptions and other actors on it. It was intended to also verify that the program contributes, according to the young people themselves, to change their employment and academic life. We have adopted the "youth" concept that was constructed by social research authors such as Pais, Abramo, Dayrell and Novaes. This concept expands the definition of youth to factor in differences in gender, race, location, social class and, in doing so, broadens the manner in which we classify persons as being young. As a secondary reference to our main thesis, we also utilize the works of Martins, Castells, Castel and Dubet. The theoretical / methodological approach adopted in this research utilize the principles of the Quantitative and Qualitative research model. First, their was an evaluation of official documents related to all aspects of administration of Projovem Urban. Secondly, we submitted a questionnaire with closed questions to young persons that participated in this program from 2012 to 2013. From this questionnaire we selected seven subjects for a semi-structured interview. Additionally, we interviewed the executive body and educators of Provojem. Based on an analysis of the questionnaire and interviews, the results showed that the program successfully fulfilled its primary purpose; facilitating the educational abilities of young people in order for them to complete their secondary education. The results highlighted the crucial emphasis that the program places in helping young people foster urgent, ambitious and positive attitudes about their future. The results of our study also showed that the positive outcome of the program also stemmed from the manner in which disciplines were integrated and the fact that the educators were appointed by teachers and fellow graduates of the program. There were some limitations of the program however. Due to limitations of human and financial resources the program is it currently exists can not help a much larger number of economically and socially disadvantaged young people that could greatly benefit from its services. These limitations are due to a government policy that required that the program be operated by local municipalities which resulted in substantial administrative difficulties. Nonetheless, the nature of the work being done in Provojem and the positive results it generates presents an important advance in public policy studies pertaining to youth development. |
Palavras-chave: | Juventude Políticas públicas Projovem Urbano Youth Public policy Urban Projovem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1371 |
Data do documento: | 23-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.