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Type: Dissertação
Title: Os limites e as possibilidades do uso dos dados educacionais pelas escolas de Fortaleza com apoio da superintendência escolar
Author: Carneiro, Maria Celly Furtado
First Advisor: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Referee Member: Rezende, Wagner Silveira
Referee Member: Belmino, Webster Guerreiro
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute o papel da Superintendência Escolar da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) como elo importante que a aproxima das escolas e como um recurso no fluxo e monitoramento das políticas públicas educacionais. A função da Superintendência Escolar é acompanhar e apoiar a gestão das escolas, visando fomentar reflexões e ações em três eixos principais: indicadores, processos escolares e instrumentos de gestão. A Superintendência Escolar é um órgão que estimula a autonomia das escolas, acompanhando-as em seu funcionamento e apoiando-as na identificação de fragilidades e na busca de soluções para estas. Contudo, como as escolas têm autonomia na apropriação dos dados, conforme seu contexto, faz-se necessário analisar como a Superintendência Escolar tem contribuído e pode aprimorar o apoio dado para fortalecer a gestão e melhorar a aprendizagem por meio do uso dos dados. O objetivo geral deste estudo foi o de verificar como a Superintendência pode auxiliar no uso dos dados disponibilizados às escolas, qualificando-o para a gestão escolar. Já os objetivos específicos são: a) descrever o papel da Superintendência Escolar e como tem atuado quanto ao uso dos dados disponíveis para as escolas; b) analisar como a Superintendência pode aprimorar o acompanhamento das políticas e dos programas implementados nas escolas por meio dos suportes e protocolos e c) propor um Plano de Ação Educacional (PAE) com estratégias e instrumentais de aperfeiçoamento para a Superintendência, que auxiliem no acompanhamento das escolas em relação a ações para melhoria da aprendizagem. A pesquisa revelou que a Superintendência Escolar trabalha com várias ações, tendo que priorizar algumas em detrimento de outras. Conforme as demandas vão surgindo, executa-as, de acordo com a necessidade momentânea, o que desarticula sua rotina de atuação voltada para fortalecer a autonomia e a liderança escolar para que o gestor faça um melhor uso dos dados no planejamento de ações que ajudem na aprendizagem dos alunos. Para isso, foram propostas oficinas aos gestores escolares sobre os sistemas de gestão e uso de protocolos, como forma de aprimorar a rotina de trabalho e auxiliar no acompanhamento dos indicadores estruturantes. Além disso, foi proposta formação sobre a Superintendência Escolar para que os gestores possam compreender melhor seu papel e possam tê-la como apoio.
Abstract: This dissertation was developed under the Professional Master's degree in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied discusses the role of the Schools Superintendence of the Department of Education of Ceará (Seduc) as an important link that brings schools closer and as a resource in the flow and monitoring of public educational policies. The role of the Schools Superintendence is to monitor and support the management of schools, aiming to foster reflections and actions in three main axes: indicators, school processes and management instruments. The Schools Superintendence is an agency that stimulates the autonomy of schools, accompanying them in their functioning and supporting them in identifying weaknesses and seeking solutions for them. However, as schools have autonomy in the appropriation of data, according to their context, it is necessary to analyze how the Schools Superintendence has contributed and can improve the support given to strengthen management and improve learning through the use of data. The general objective of this study was to verify how the Superintendence can help in the use of data made available to schools, qualifying it for school management. The specific objectives are: a) to describe the role of the Schools Superintendence and how it has acted regarding the use of data available to schools; b) analyze how the Superintendence can improve the monitoring of policies and programs implemented in schools through supports and protocols and c) to propose an Educational Action Plan (PAE) with strategies and instruments of improvement for the Superintendence, which assist in the monitoring of schools in relation to actions to improve learning. The research revealed that the Schools Superintendence works with several actions, having to prioritize some in detriment of others. As the demands arise, it executes them, according to the momentary need, which disarticulates its routine of action aimed at strengthening the autonomy and school leadership so that the manager makes better use of the data in the planning of actions that help in the learning of the students. For this, workshops were proposed to school managers on the management systems and use of protocols, to improve the work routine and assist in the monitoring of structuring indicators. In addition, training on the Schools Superintendence was proposed so that managers can better understand their role and consequently have the training as support.
Keywords: Superintendência escolar
Sistemas de gestão
Apropriação dos dados escolares
Schools superintendence
Management systems
Appropriation of school data
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00342
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13711
Issue Date: 28-Oct-2021
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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