Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1370
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
pauloulissesmatola.pdf1.45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : O desenvolvimento de competências profissionais em projetos de treinamento profissional do centro de biologia da reprodução da Universidade Federal de Juiz de Fora como contribuição para a formação do graduando
Autor(es): Matola, Paulo Ulisses
Orientador: Magrone, Eduardo
Miembros Examinadores: Sanabio, Marcos Tanure
Miembros Examinadores: Oliveira, Adriel Rodrigues de
Resumo: Esta dissertação tem como proposta discutir o papel da universidade pública brasileira na preparação do acadêmico para o mercado de trabalho. Elegeu-se o Programa de Treinamento Profissional da Universidade Federal de Juiz de Fora como objeto de análise, tendo-se restringido o estudo aos projetos de Treinamento Profissional desenvolvidos no Centro de Biologia da Reprodução. Partiu-se da questão de que o trabalho de orientação de bolsistas de Treinamento Profissional realizado no CBR proporciona, além do objetivo básico do programa, o desenvolvimento de competências profissionais de relevância para a formação do graduando. Contribuiria, dessa forma, para minimizar a tensão oriunda da transição do ambiente acadêmico para o mercado de trabalho, favorecendo a adaptação do graduado ao novo contexto de atividade. Pretendeu-se também constatar se, existindo a presença de atividades envolvendo competências profissionais, a mesma adviria de uma proposta consciente dos orientadores dos projetos, ou se ocorreria fortuitamente, fruto de ações individualizadas. As constatações apontaram para o segundo caso, ou seja, a inexistência de um trabalho unificado. Em face dessa percepção propõe-se a institucionalização, no CBR, do trabalho voltado para competências profissionais, assim como o desenvolvimento de um programa de orientação aos bolsistas. Acredita-se que o aprofundamento da questão é relevante por contribuir para a formação profissional do acadêmico e pode ser ampliada para os demais projetos de Treinamento Profissional.
Resumen : This paper aims to discuss the role of the Brazilian public university in the preparation of the academic for the job market. It was elected the Professional Training Program at the Federal University of Juiz de Fora as the analysis object, having been restricted the study to the projects of Professional Training developed at the Center for Biology of Reproduction. We started from the question that the work of guidance of Professional Training collegers conducted at the CBR provides, in addition to the basic objective of the program, the development of professional skills of the utmost importance for the formation of the student. Thereby, It could contribute to minimize the stress of the transition from the academic environment to the labor market, favoring adaptation of the academic to the new context of activity. The study was also intended to see, if confirmed the presence of activities involving professional skills, if it would come from a conscious motion of the project guiders, or if occurs randomly, as the result of individual actions. The findings pointed to the second case, ie, the absence of a unified work. Given this perception, it is proposed the institutionalization, at CBR, of the work focused on professional skills, as well as the development of an orientation program for the students. It is believed that the development of this issue is relevant because it contributes to the professional training of the academic and can be extended to other projects of Professional Training.
Palabras clave : Competências profissionais
Programa de treinamento profissional
Formação universitária
Universidade Federal de Juiz de Fora
Professional skills
Center for biology of reproduction
University education
Federal University of Juiz de Fora
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1370
Fecha de publicación : 22-ene-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.