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Type: Dissertação
Title: O lugar da “Turma de Creche” numa Escola Municipal de Educação Infantil de Juiz de Fora/Minas Gerais: práticas, tempos e espaços das crianças de três anos de idade
Author: Mello, Patrícia Assis Vaz de
First Advisor: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Referee Member: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Referee Member: Souza, Tatiana Noronha de
Resumo: A presente pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Discurso, Práticas, Ideias e Subjetividades em Processos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), teve como objetivo investigar o lugar que a “Turma de Creche” ocupa numa Escola Municipal de Juiz de Fora/Minas Gerais, no que tange aos tempos, espaços e práticas voltadas às crianças de três anos de idade. O estudo está ancorado na perspectiva histórico-cultural de Lev Vigotski sobre o desenvolvimento da criança, destacando o papel do meio nesse processo, em diálogo com as ideias de Paulo Freire acerca da educação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo Estudo de Caso, que utilizou como instrumentos e técnicas de produção de dados a observação participante, a videogravação, a fotografia, a análise documental (Projeto Político-Pedagógico de 2019 e a Proposta Curricular da Rede Municipal de Juiz de Fora de 2010) e a entrevista semiestruturada com a Professora de Referência e a Coordenadora Pedagógica. As observações foram realizadas durante os meses de outubro a dezembro de 2019, duas vezes por semana. Adotou-se como estratégia metodológica a triangulação de dados com vistas a favorecer a maior compreensão do objeto de estudo. O lugar dessa turma na escola foi problematizado a partir do que foi registrado sobre as relações das crianças com os espaços organizados e o planejamento das atividades educativas. Na análise dos dados, fez-se o confronto entre a legislação, as concepções de criança e infância apontadas no Projeto Político-Pedagógico da escola, as falas da professora e coordenadora, e as experiências observadas no chão da escola. As análises indicaram que, apesar de a centralidade das brincadeiras serem reconhecidas nos documentos nacionais e locais sobre o trabalho com as crianças no contexto da Educação Infantil e nas falas dos sujeitos da pesquisa, o brincar se apresenta como atividade secundária ou menor, além de se mostrar escolarizado na organização dos tempos, espaços e materiais. Percebem-se práticas e significados pautados numa educação e cuidado dos corpos para a submissão, a obediência e o controle, indo na contramão das conquistas legais e científicas do campo. Pensar sobre o lugar das crianças de três anos na escola de Educação Infantil é pensar sobre a reapropriação do lugar da criação e da autoria das crianças, suas especificidades de desenvolvimento, e a valorização de práticas comprometidas com as vivências da infância e com o direito à educação de qualidade.
Abstract: This research, linked to the line of research Discourse, Practices, Ideas and Subjectivities in Educational Processes of the Graduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), aimed to investigate the place that “day care classes” occupies a Municipal School in Juiz de Fora/Minas Gerais, with regard to the times, spaces and practices aimed at three-year-old children. The study is anchored in Lev Vigotski's Historical-Cultural perspective on child development, highlighting the role of the environment in this process, in dialogue with Paulo Freire's ideas about education. This is a qualitative research of the Case Study type, which used participant observation, video recording, photography, document analysis (2019 Political-Pedagogical Project of 2019 and the Curricular Proposal of the data) as instruments and techniques of data production. Municipal Network of Juiz de Fora 2010) and the semi-structured interview with the Reference Teacher and the Pedagogical Coordinator. The observations were made during the months of October to December 2019, twice a week. The triangulation of data was adopted as a methodological strategy in order to favor a greater understanding of the object of study. The place of this class in the school was questioned based on what was recorded about the relationships of children with organized spaces and the planning of educational activities. In the analysis of the data, there is a confrontation between the legislation, the conceptions of children and childhood pointed out in the Political-Pedagogical Project of the school, the speeches of the teacher and coordinator, and the experiences observed on the school floor. The analyzes indicated that, although the centrality of play is recognized in national and local documents about working with children in the context of Early Childhood Education and in the speeches of the research subjects, playing is presented as a secondary or minor activity, in addition to being show schooled in the organization of times, spaces and materials. Practices and meanings based on an education and care of bodies for submission, obedience and control are perceived, going against the legal and scientific achievements of the field. To think about the place of three-year-olds in the early childhood school is to think about the reappropriation of the place of creation and authorship of children, their specificities of development, and the appreciation of practices committed to childhood experiences and the right to quality education.
Keywords: Crianças
Educação infantil
Práticas pedagógicas
Children
Child education
Pedagogical practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00330
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13693
Issue Date: 1-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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