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dc.contributor.advisor1Cavalcante, Ricardo Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8207340549285627pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Leandro de Morais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5841011532743871pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Eliete Albano de Azevedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8506487219540124pt_BR
dc.creatorPêgo, Lidianny Aparecida Godinho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7123405854709694pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-24T12:54:34Z-
dc.date.available2021-01-03-
dc.date.available2022-01-24T12:54:34Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00465-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13684-
dc.description.abstractThe Citizen's Electronic Health Record (PEC) is part of a computerization strategy for Primary Health Care called e-SUS APS. This research aims to evaluate the implementation of the PEC of the e-SUS APS strategy by doctors and nurses of Primary Health Care in two health macro-regions of Minas Gerais, through evaluative research of quantitative approach of analytical observational format and cross-sectional design. Data collection was performed using an online form and involved 326 participants (doctors and nurses) linked to Primary Care teams. An Analysis and Judgment Matrix was constructed to evaluate and weigh the evaluative questions in the collection instrument. The Degree of PEC implementation (GIPEC) was calculated and its categories were defined by quartiles and the General Linear Model statistical test. The main results found were: general GIPEC 65.8, being classified as not adequate; nurses' GIPEC was 68.6 and physicians' was 61.8, being partially adequate and not adequate, respectively. The availability of structure was not adequate. In general, the Degree of Implementation (GI) of each of the functionalities (care and management) was classified as not adequate, but there is a difference when comparing professions. Only physicians have the GI of care functionalities for recording care partially adequate, while only nurses have the GI of care functionalities for organizing care and the GI of managerial functionalities partially adequate. We conclude, therefore, that despite the great governmental efforts to expand the implementation of the PEC, its implementation, in general, is still not adequate. Thus, the use of the PEC as a potential qualifier of health data should be encouraged towards care management and coordination.pt_BR
dc.description.resumoO Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) compõe uma estratégia de informatização da Atenção Primária à Saúde denominada e-SUS APS. Busca-se por meio desta pesquisa avaliar a implementação do PEC da estratégia e-SUS APS pelos profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de duas macrorregiões de saúde de Minas Gerais, através de uma pesquisa avaliativa de abordagem quantitativa de formato observacional analítico e delineamento transversal. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário online e envolveu 326 participantes (médicos e enfermeiros) vinculados às equipes da Atenção Primária. Foi construída uma Matriz de Análise e Julgamento para avaliar e ponderar as questões avaliativas no instrumento de coleta. O Grau de implementação do PEC (GIPEC) foi calculado e suas categorias definidas por quartis, assim como realizado o teste estatístico Modelo Linear Geral. Os principais resultados encontrados foram: GIPEC geral 65,8, sendo classificado como não adequado; GIPEC de enfermeiros foi de 68,6 e de médicos igual a 61,8, sendo parcialmente adequado e não adequado respectivamente. A disponibilidade de estrutura foi não adequada. De maneira geral, o Grau de Implementação (GI) de cada uma das funcionalidades (assistenciais e gerenciais) foi classificado como não adequado, mas há diferença quando se compara as profissões. Apenas os médicos tem GI de funcionalidades assistenciais para registro de atendimentos parcialmente adequado, enquanto somente os enfermeiros possuem o GI de funcionalidades assistenciais para organização do atendimento e GI de funcionalidades gerenciais parcialmente adequados. Conclui-se, portanto que, apesar dos grandes esforços governamentais para expandir a implantação do PEC, sua implementação, de forma geral, ainda não é adequada. Dessa forma, a utilização do PEC como potencial qualificador de dados em saúde deve ser estimulada em direção à gestão e coordenação do cuidado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ciências Aplicadas à Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRegistros eletrônicos de saúdept_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectSistemas de informação em saúdept_BR
dc.subjectTecnologia da informação em saúdept_BR
dc.subjectElectronic health recordspt_BR
dc.subjectPrimary health carept_BR
dc.subjectHealth information systemspt_BR
dc.subjectHealth information technologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleImplementação do prontuário eletrônico do cidadão da estratégia e-SUS APS pelos profissionais médicos e enfermeiros da atenção primária à saúde das regiões Leste e Vale do Aço de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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