Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1368
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sandravaleriacavalcanti.pdf856.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Pacto pela educação: implantação e desafios em três escolas estaduais da Mata Sul do estado de Pernambuco
Author: Cavalcanti, Sandra Valéria
First Advisor: Condé, Eduardo Antonio Salomão
Referee Member: Neubert, Luiz Flávio
Referee Member: Santos, Juliana Anacleto dos
Resumo: O presente estudo analisou a implementação do Pacto Pela Educação, como uma política pública destinada na melhoria educacional, em três escolas estaduais da região Mata Sul de Pernambuco, identificando quais aspectos da política foram positivos na gestão escolar e quais propostas necessitam de ajustes para contribuir na melhoria do aprendizado dos alunos. A pesquisa justifica-se pelo fato de as escolas selecionadas estarem inseridas em municípios com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e apresentarem baixos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). No desenvolvimento da pesquisa, foi utilizada a metodologia quantitativa, levantando-se informações através de visitas nas escolas utilizando-se roteiros de entrevistas. A política foi investigada sob a visão de pais, alunos, professores, gestores e servidores das referidas unidades escolares, onde foram aplicados questionários com perguntas abertas e realizadas entrevistas com estes. A fundamentação teórica deste trabalho tem como autores Carvalho (2008), Mainardes (2006), Lück (2000), Gadotti (1997), Nóvoa (1995), e Hoffmann (1991), que abordam o significado de uma política pública educacional, a interpretação, intervenção e recriação desta, destacando a importância da participação dos envolvidos na implementação, no monitoramento, acompanhamento e planejamento da política no processo ensino-aprendizagem, bem como a aproximação e interação da família ao ambiente escolar. Ao final, apresenta-se um Plano de Ação Educacional, cujo objetivo é fortalecer e ampliar as ações educacionais e cuja proposta de acompanhamento, que será utilizada como instrumento de intervenção, consiste em fazer um levantamento diagnóstico a partir da análise do processo e da prática em sala de aula, visando a melhorar o resultado das Escolas em estudo. O Plano de Ação Educacional, desenvolvido a partir da observação e acompanhamento das Escolas pesquisadas, busca identificar quais ações foram exitosas nas unidades de ensino e quais ações necessitam ser aperfeiçoadas.
Abstract: This study analyzed the implementation of the Pact for Education, as a public policy aimed at educational improvement in three state schools in the South Forest region of Pernambuco, identifying which aspects of policy were positive in school management and proposals which require adjustments to contribute to the improvement of student learning. The research is justified by the fact that the selected schools are placed in municipalities with low Human Development Index (HDI) and have low results in the Pernambuco Education Development Index (IDEPE). The development of research, quantitative methodology was used, rising information through visits in schools using interview scripts. The policy was investigated from the perspective of parents, students, teachers, managers and staff of these school units, which were applied questionnaires with open questions and interviews with them. The theoretical foundation of this work is to Carvalho authors (2008), Mainardes (2006), Lück (2000), Gadotti (1997), Nóvoa (1995) and Hoffmann (1991), which address the meaning of a public educational policy, interpretation, intervention and re-creation of this, highlighting the importance of the participation of those involved in the implementation, monitoring, monitoring and policy planning in the teaching-learning process and the approach and family interaction to the school environment. Finally, we present an Educational Action Plan, which aims to strengthen and expand educational activities and the proposal of monitoring, which will be used as an instrument of intervention is to make a diagnosis survey from process analysis and practice in the classroom in order to improve the results of the schools in the study. The Education Action Plan, developed from observation and monitoring of the surveyed schools, seeks to identify what actions have been successful in teaching units and what actions need to be improved.
Keywords: Política pública educacional
Pacto pela educação
Propostas de intervenção
Public policy education
Pact for education
Intervention proposals
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1368
Issue Date: 9-Jan-2015
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.