Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13673
Type: Dissertação
Title: Objetos de aprendizagem interativos: recurso digital no formato de vídeo para apoiar o ensino de Trigonometria
Author: Veiga, Priscila de Paiva Martins
First Advisor: Barrére, Eduardo
Referee Member: Paula, Marília Rios de
Referee Member: Scortegagna, Liamara
Resumo: Com os avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) mudamos a forma de nos relacionar, consumir conteúdo e aprender. Nesse sentido, recursos digitais como vídeos vêm ganhando destaque na Educação, principalmente com a crescente demanda de aulas online e ensino remoto. Dentre os conteúdos da Matemática, a Trigonometria está presente em diversas áreas como engenharia, física, entre outras, sendo inegável a sua importância. Por outro lado, professores e estudantes se deparam com dificuldades ao lecionar e estudar esse conteúdo que envolve abstrações de difícil compreensão no Ensino Médio. Partindo da premissa que os recursos digitais com interatividade podem auxiliar nesse processo, e da importância dos professores conhecerem propostas de ensino e ferramentas tecnológicas que auxiliem no ensino e aprendizagem focadas na participação ativa dos estudantes, esta pesquisa de cunho qualitativo pretende investigar de que forma os objetos de aprendizagem (OAs) no formato de vídeo aliados ao recurso de interatividade podem auxiliar os professores no ensino de Trigonometria no Ensino Médio. Para investigar a questão de pesquisa foram desenvolvidos oito OAs interativos no formato de vídeo voltados para o ensino de Trigonometria no Ensino Médio, que fizeram parte de um experimento realizado com educadores de diversas regiões do Brasil através do curso de formação continuada online denominado Trigonometria Help. O objetivo do curso foi proporcionar aos educadores a oportunidade de aprender a utilizar os OAs interativos, entendendo as potencialidades que a ferramenta H5P gera de interatividade e avaliar a qualidade e a viabilidade de uso dos OAs nas aulas. Os resultados apontam que os OAs interativos podem auxiliar os professores no Ensino da Trigonometria no Ensino Médio em diversos contextos pedagógicos, com destaque positivo para a qualidade e viabilidade de uso dos OAs interativos e da importância da oferta de cursos de formação continuada, no sentido de proporcionar conhecimento de novos recursos digitais e iniciativas educacionais que possam favorecer momentos de reflexão e transformação da prática docente.
Abstract: The advances in Information and Communication Technologies (ICTs) changed the way we interact, consume content and learn. In this context, digital resources such as videos have been gaining prominence in Education, especially with the growing demand for online classes and remote teaching. Among the Mathematics contents, Trigonometry is present in several areas such as engineering, physics, among others, with undeniable importance. On the other hand, teachers and students face difficulties when teaching and studying this content as it involves abstractions that are difficult to understand in high school. Assuming that digital resources with interactivity can assist in this process, and given the importance of teachers having access to teaching proposals and technological tools to aid in teaching and learning process with focus on students' active participation, this qualitative research aims to investigate how the Learning Objects (LOs) in video format combined with the interactivity features can assist teachers in teaching trigonometry in high school. To investigate the research question, eight interactive LOs were developed in video format to teach Trigonometry in High School, which were part of an experiment carried out with educators from different regions of Brazil through the online course “Trigonometria Help”. The course's purpose was to provide the opportunity for educators to learn how to use interactive LOs, to understand the interactivity possibilities that the H5P tool creates, and assess the quality and feasibility of using LOs in classes. The results indicate that interactive LOs can assist teachers with Trigonometry teaching in High School in distinct pedagogical contexts, highlighting the quality and feasibility of using interactive LOs and also the importance of continued formation courses for teachers, providing access to new digital resources and educational initiatives that can foment moments of reflection and teaching transformation.
Keywords: Educação matemática
Trigonometria
Formação continuada
Objeto de aprendizagem interativo
Videoaula
Mathematics Education
Trigonometry
Learning object
Interactivity
Video lecture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00317
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13673
Issue Date: 15-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons