Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13670
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariodesouzamiranda.pdfPDF/A1.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Acompanhamento pedagógico com o apoio de avaliações diagnósticas formativas em uma escola cearense
Author: Miranda, Mário de Souza
First Advisor: Magaldi, Carolina Alves
Referee Member: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Referee Member: Rodrigues, Theófilo Codeço Machado
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão analisa a Escola Estadual de Educação Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa, uma escola de ensino médio em turno integral que oferece o ensino médio integrado ao ensino profissional em uma única matrícula, localizada no município de Itaitinga, região metropolitana de Fortaleza, no Estado do Ceará. A escola, inaugurada em 2010, vem desde o início de suas atividades apresentando resultados acima da média das escolas estaduais nas avaliações externas que participou, em virtude desses bons resultados propomos como questão norteadora deste estudo: Como vem sendo realizado o sistema de acompanhamento pedagógico implementado pela EEEP Professor Francisco Aristóteles de Sousa? O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o sistema de acompanhamento pedagógico realizado pela EEEP Professor Francisco Aristóteles de Sousa e como este acompanhamento poderia ser adaptado para implementação em outras escolas. Os objetivos específicos definidos para este estudo foram: descrever a organização e o funcionamento do sistema de acompanhamento pedagógico na escola pesquisada; analisar o sistema de acompanhamento, tendo em vista o conceito de avaliação formativa; elaborar um plano de ação a partir da análise feita do sistema de acompanhamento pedagógico que ajude na sua implementação em outras escolas públicas. O processo de investigação utilizou uma abordagem qualitativa, com a realização de pesquisa bibliográfica e documental, exploratório-descritiva, com o objetivo de obter informações que possibilitem o tratamento dos dados obtidos. Os sujeitos de pesquisa escolhidos foram a coordenação pedagógica e os professores da Base Nacional Comum, tendo sido realizadas entrevistas coletivas com a coordenação pedagógica e professores. Pôde-se observar através dos dados obtidos na pesquisa a existência de um eficiente acompanhamento pedagógico, embasado em avaliações diagnósticas e projeto de nivelamento, acompanhamento esse compreendido e apoiado pelo corpo docente. Observou-se também um bom clima escolar e um ambiente de trabalho de colaborativo e de formação em serviço. A pesquisa culminou na elaboração de um Plano de Ação Educacional (PAE) que possibilite sua sistematização a fim de contribuir com outras escolas em sua prática pedagógica.
Abstract: This dissertation was developed under the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policy and Education Evaluation (CAEd) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The management case analyzes the Professor Francisco Aristotle of Sousa State School of Professional Education, a full-time high school that offers high school integrated with professional education in a single enrollment, located in the municipality of Itaitinga, metropolitan region of Fortaleza, in the State of Ceará. The school, inaugurated in 2010, has, since the beginning of its activities, presented results above the average of state schools in the external evaluations it participated in. Due to these good results, we propose as a guiding question for this study: How the pedagogical monitoring system has been implemented by EEEP Professor Francisco Aristotle of Sousa? The general objective of this research was to analyze the pedagogical monitoring system carried out by EEEP Professor Francisco Aristotle of Sousa and how this monitoring could be adapted for implementation in other schools. The specific objectives defined for this study were: to describe the organization and functioning of the pedagogical monitoring system in the researched school; analyze the monitoring system, bearing in mind the concept of formative assessment; prepare an action plan based on the analysis made of the pedagogical monitoring system that will help in its implementation in other public schools. The investigation process used a qualitative approach, with bibliographic and documentary research, exploratorydescriptive, in order to obtain information that enables the processing of the data obtained. The chosen research subjects were the Pedagogical Coordination and the Teachers of the Common National Base, with collective interviews being carried out with the Pedagogical Coordination and teachers. It was possible to observe through the data obtained in the research the existence of an efficient pedagogical monitoring, based on diagnostic evaluations and a leveling project, this monitoring understood and supported by the faculty. There was also a good school climate and a collaborative work environment and in-service training. The research culminated in the elaboration of an Educational Action Plan (PAE) that enables its systematization in order to contribute to other schools in their pedagogical practice.
Keywords: Acompanhamento pedagógico
Avaliação diagnóstica
Gestão pedagógica
Liderança
Pedagogical accompaniment
Diagnostic evaluation
Pedagogical management
Leadership
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00315
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13670
Issue Date: 23-Nov-2021
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons