https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13659
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pedroeduardogomesbelchior.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | O lugar da via mística de Hugo de São Vitor na tradição filosófica como exercício espiritual |
Author: | Belchior, Pedro Eduardo Gomes |
First Advisor: | Coelho, Humberto Schubert |
Referee Member: | Martins, Antonio Henrique Campolina |
Referee Member: | Costa, Ricardo Luiz Silveira da |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi reconstruir a unidade do pensamento do filósofo e teólogo místico Hugo de São Vitor (1096-1141) e compreendê-lo à luz da tradição filosófica que ele se coloca. A proposição de uma síntese entre filosofia e mística especulativa é assumida a partir da própria motivação pedagógica do autor. Ele insere o postulante nos saberes que integram as ciências e as artes liberais em uma via preparatória de ascensão espiritual. Para estudo deste projeto, que engloba dimensões metafísicas, éticas e estéticas, buscamos no status quaestiones uma inserção mais ampla para análise dessa tradição que identificamos como perene e centralizada no platonismo cristão. O estudo trata, então, das transformações do Platonismo no começo do segundo milênio e o papel de Hugo e da Escola de São Vitor nesse ambiente. As fontes primárias que visitamos e interpretamos foram em especial o De Arca Noe Morali; De Institutione Novitiorum Liber; De Sacramentis Christianae Fidei; De Unione Corporis Et Spiritus; De Vanitate Mundi Et Rerum Transeuntium Usu Libri Quatuo; Eruditionis Didascalicae Libri Septem; e o Soliloquium De Arrha Animae. A partir delas verificamos que o autor busca estabelecer graus progressivos para o conhecimento de Deus, a partir de práticas ou exercícios (memoria, meditatio, moralia) que objetivam a “re-forma” da alma pelo conhecimento e pelas virtudes. Demos ênfase na ascensão para Deus como ponto alto de sua busca filosófica, privilegiando a investigação sobre a alma e a psicologia agostiniana marcada pela autoconsciência e pelo conhecimento de si mesmo. Verificamos a conciliação entre “coração e mente” que o elevou a universalidade de um humanismo medieval. Demonstramos como o programa vitorino reflete a “imagem arquitetônica do gótico” em direção à síntese e à unificação. Hugo de São Vitor estabelece o homem como intermediário entre dois planos, concebe especial lugar à alma, à razão e à inteligência. A contemplação da verdade requer esforço intelectual até a demonstração do homem interior e imaterial por excelência. Sua via mística baseada no pensamento, na meditação e na contemplação, desse modo, tem seu valor para a pesquisa filosófica. |
Abstract: | The objective of this research was to rebuild the unity of the thought from the philosopher and mistic theologian Hugh of Saint Victor (1096-1141) and understand it by the light of the philosophic tradition that he is settled. The proposition of a synthesis between philosophy and speculative mystic is assumed from the own pedagogic motivation of the author. He inserts the postulant on the knowledge that integrates the science and liberal arts in a preparatory way of spiritual ascesis. For the study of this Project, that incorporates metaphysical dimensions, ethical and aesthetical, we seek by the status quaestiones a wider insertion for the analysis of this tradition that we identify as perennial and centralized on the christian platonism. Therefore the study treats the transformations of the platonism in the beginning of the second millennium and the role of Hugh and the School of Saint Vitor on this setting. The primary sources that we visited and interpreted was, specialy, the Arca Noe Morali; De Institutione Novitiorum Liber; De Sacramentis Christianae Fidei; De Unione Corporis Et Spiritus; De Vanitate Mundi Et Rerum Transeuntium Usu Libri Quatuo; Eruditionis Didascalicae Libri Septem; and the Soliloquium De Arrha Animae. Through them we verified that the author seeks to establish progressive degrees in the knowledge of God, by the practices and exercises (memoria, meditatio, moralia) that aim the ‘’re-form’’ of the soul by the knowledge and virtues. We emphasized on the ascension to God as a high point of his philosophical search, by privileging the investigation about the soul and Augustinian psychology marked by self-consciousness and by the self-knowledge. We verified the conciliation between ‘’heart and mind’’ that elevated him to the universality of a medieval humanism. We demonstrate how the victorin program reflects ‘’the architectural image of the gothic” on direction to the synthesis and unification. Hugh of St. Victor establishes the man as an intermediary between two plans, conceives a special place to the soul, the reason and the intelligence. The contemplation of the truth requires intellectual effort until the demonstration of the inner and immaterial man par excellence. His mystic way based on thought, meditation and contemplation, consequently, has its value for the philosophic research |
Keywords: | Hugo de São Vitor Filosofia mística Exercícios espirituais Hugh of Saint Victor Mystical philosophy Spiritual exercises |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Filosofia |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00308 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13659 |
Issue Date: | 14-Sep-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Filosofia (Dissertações) |
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