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Type: Trabalho de Formação Docente
Title: Reflexões de uma residente docente sobre a prática educativa alfabetizadora nos encontros síncronos no Ensino Remoto Emergencial
Author: Assis, Solimar Quaresma Inacio de
First Advisor: Ribeiro, Simone da Silva
Second Advisor: Alves, Alesandra Maia Lima
Referee Member: Ribeiro, Simone da Silva
Referee Member: Alves, Alesandra Maia Lima
Referee Member: Albuquerque, Andréa Serpa
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os encontros síncronos durante o ensino remoto emergencial buscando identificar possibilidades e limites para uma prática educativa dialógica. Esta reflexão se dá a partir do meu lugar de fala, enquanto Residente Docente que é apresentado em formato de um memorial. As práticas educativas analisadas aconteceram nos encontros síncronos de Linguagem e tinham como principal conteúdo a alfabetização. O lócus de atuação foram as quatro turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII em Juiz de Fora, durante o ano letivo de 2020. Para a reflexão sobre os encontros e a prática educativa dialógica recorro principalmente a Paulo Freire e Alfonso López Quintás. Quanto às reflexões sobre o ensino remoto emergencial, dialogo com autores que produziram trabalhos durante a pandemia. A metodologia consiste em uma pesquisa participante em que reflito a partir dos autores já citados sobre a minha própria formação docente, as experiências vivenciadas durante o ensino remoto e os registros e memórias que possuo dos encontros síncronos de linguagem das turmas de 2020. Ao final do trabalho identifico como possibilidade o uso de alguns recursos dos encontros síncronos, que permitiram o uso da criatividade e a vocação para poder ser mais por parte das crianças e das professoras que buscaram criar vínculos, interagiram e se apropriaram da sala de aula virtual. As possibilidades foram: a realização das avaliações diagnósticas; os recursos da sala de web conferências como bate papo, projeção, laser, intervenção na projeção; o ensino e aprendizado de recursos de letramento digital e criação de diversos materiais didáticos virtuais como jogos, apresentações em PowerPoint, vídeos e etc. Identificamos como limites: a falta de acesso, problemas nos equipamentos e falta de um adulto acompanhando alguns alunos, que não conseguiram participar das práticas pedagógicas e portanto tiveram o seu acesso à escola prejudicado; o tempo reduzido de aula e consequentemente a diminuição do currículo de Linguagens e de experiências importantes para as crianças; redução da socialização; limitação do movimento e liberdade de ação; aumento dos impactos das desigualdades sociais no interior da sala de aula.
Abstract: The present study aims to reflect on synchronous encounters that occurred during emergency remote teaching, seeking to identify possibilities and limits for a dialogic educational practice. This reflection emerged from my standpoint as a Resident Teacher, which is presented in a memorial. The educational practices analyzed took place in synchronous Language meetings and had literacy as their main content. The locus of action were four first grade classes from Colégio de Application João XXIII in Juiz de Fora, during the 2020 academic year. For reflections on the meetings and the dialogical educational practice, I rely mainly upon Paulo Freire and Alfonso López Quintás. As for reflections on emergency remote teaching, I dialogue with authors who produced works during the pandemic. The methodology consists of participatory research in which I contemplate, based on the authors mentioned above, on my own teacher education, the experiences lived during remote teaching and the records and memories I have of the synchronous language meetings of the 2020 classes. At the end of this study, I identify the possibility of using some resources of synchronous meetings that allowed the use of creativity and the vocation to be more of children and teachers who sought to create bonds, interact, and take ownership of the virtual classroom. The possibilities were: carrying out diagnostic assessments; web conferencing features such as chat, projection, laser, projection intervention; teaching and learning digital literacy resources and creating various virtual teaching materials such as games, PowerPoint presentations, videos, and so on. We identified as limits: lack of access, problems with equipment, and lack of an adult accompanying some students who were unable to participate in pedagogical practices and therefore had their access to school impaired; the shorter class time and consequently the reduction of the Language curriculum and important experiences for children; reduced socialization; limitation of movement and freedom of action; increased impacts of social inequalities within the classroom.
Keywords: Ensino remoto Emergencial
Encontro
Prática educativa
Alfabetização
Residência Docente
Emergency remote teaching
Meeting
Educational practice
Literacy
Teaching Residence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Colégio de Aplicação João XXIII
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13634
Issue Date: 24-Aug-2021
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