https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13630
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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mariabeatrizpinto.pdf | 2.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Formação Docente |
Título: | Itinerários de Escrita: mediação do desenvolvimento de capacidades linguístico-discursivas na produção textual |
Autor(es): | Pinto, Maria Beatriz |
Primeiro Orientador: | Fonseca, Carolina Alves |
Second Advisor: | Silva, Laura de Assis Souza e |
Co-orientador: | Sigiliano, Natália Sathler |
Membro da banca: | Fonseca, Carolina Alves |
Membro da banca: | Silva, Laura de Assis Souza e |
Membro da banca: | Sigiliano, Natália Sathler |
Membro da banca: | Magalhães, Tânia Guedes |
Membro da banca: | Bronzato, Lucilene Hotz |
Resumo: | Esta monografia apresenta uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005) realizada no âmbito do Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora. A pesquisa alinhase a uma perspectiva interacionista sociodiscursiva (BRONCKART, 2006) da linguagem e a uma abordagem processual da escrita (PASSARELLI, 2012). Como situação inicial, identificou-se a necessidade de maior desenvolvimento de capacidades linguístico-discursivas (CRISTOVÃO; STUTZ, 2011) nas aulas de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação João XXIII. Em resposta a essa situação, organizou-se o projeto extracurricular Itinerários de Escrita, baseado nos princípios da sequência didática (DOLZ, SCHNEUWLY E NOVERRAZ, 2004). Esse projeto ofertou oficinas de aprimoramento de escrita a alunos de oitavo ano do colégio. A proposta de produção final foi a escrita de contos de enigma para figurar em cartas do jogo de tabuleiro Mistérios sombrios no João XXIII, produto desta pesquisa. A pesquisa-ação teve como objetivos: (i) analisar a ampliação do repertório de estratégias e instrumentos utilizados pelo colégio para a mediação do desenvolvimento de capacidades linguístico-discursivas em produções escritas de forma condizente com a fundamentação teórica; (ii) investigar o desenvolvimento de metodologia replicável para atividades de produções escritas com foco no desenvolvimento de capacidades linguístico-discursivas articulada às capacidades de agir e discursivas; (iii) analisar o desenvolvimento de capacidades linguístico-discursivas dos alunos; (iv) investigar o desenvolvimento de uma postura de escritor nos alunos, que lhes permita tornarem-se conscientes de todas as etapas que envolvem a escrita e os instrumentalize para produzir textos autonomamente. O último objetivo foi acrescentado ao longo do desenvolvimento da pesquisa-ação, a partir da observação de que muitos problemas nos textos dos alunos associavam-se à necessidade de conscientização de seus usos da linguagem e de monitoramento da escrita. Para atender aos objetivos, foram mobilizados os dispositivos didáticos de escrita monitorada (SANTOS, 2015) e revisão mediada. Esta última foi uma metodologia desenvolvida no âmbito dos Itinerários de Escrita. Os impactos de tais atividades na escrita dos alunos foram observados através da análise de quatro capacidades linguísticodiscursivas específicas em textos produzidos antes e após a implementação de cada um dos dispositivos. Verificou-se avanço nas quatro capacidades linguístico-discursivas focalizadas. Por meio da associação entre análise dos textos dos alunos e notas em diário de bordo, observouse também assunção de uma postura de escritor por parte dos alunos. Com isso, defendemos que a escrita monitorada e a revisão mediada auxiliaram no desenvolvimento de capacidades linguístico-discursivas e no amadurecimento da consciência em relação próprio processo de escrita. Com as observações decorrentes da revisão mediada, pontuamos também que o professor deve atentar para o fato de que dificuldades aparentemente associadas a capacidades linguístico-discursivas podem ser devidas, na verdade, à falta de monitoramento e revisão textual. Além dos resultados observados nas produções dos alunos dos Itinerários de Escrita, a discussão da escrita monitorada e da revisão mediada, nesta monografia, permitem que outros professores se apropriem de tais atividades. Além disso, o jogo Mistérios sombrios no João XXIII foi um produto gerado pela pesquisa, o qual pode ser utilizado por outros professores. Considera-se, portanto, que os objetivos da pesquisa foram atingidos. |
Abstract: | This term paper presents action research implemented in the context of the Residência Docente program offered by Universidade Federal de Juiz de Fora. This scholarship undertakes the propositions of Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 2006) for language teaching. We also assume a processual approach to writing (PASSARELLI, 2012). The perception of students’ needs of further development of linguistic-discursive capacities (CRISTOVÃO; STUTZ, 2011) on Portuguese lessons in a teacher training school led to the implementation of the action research. To tackle the problem, an extracurricular writing project was created. The project, called Itinerários de Escrita (Pathways for Writing) offered practical lessons for writing improvement to middle school students. It was based on a didactic sequence (DOLZ, SCHNEUWLY E NOVERRAZ, 2004) structure. The final piece of writing required by the teachers was a mystery tale (in the shape of “whodunit” stories). The tales written by stunts were published in the cards of a board game called “Dark mysteries in João XXIII”, which was also a product of this scholarship. The aims of the research were: (i) to analyse the expansion of the school’s set of instruments to develop linguistic-discursive capacities in writing, considering interactionist socio-discursive propositions for language teaching; (ii) to investigate the development of replicable methodology for linguistic-discursive capacities development; (iii) to investigate the development of students’ linguistic-discursive capacities; (iv) to investigate the development of a writer’s attitude among students. The fourth aim was added during the accomplishment of the project, due to perception that many of the students’ problems required more conscious use of language and self-monitoring processes. To meet the aims, two pedagogical devices were used: monitored writing (SANTOS, 2015) and mediated revision. Mediated revision was developed within Itinerários de Escrita. The impacts of such activities in students’ writing was examined through analysis of four specific linguistic-discursive capacities in their texts, produced before and after the activities. The analysis showed progress in the four capacities under study. The association between this analysis and teacher’s made possible to observe that the previously mentioned writer’s attitude was adopted by students. Therefore, we argue that monitored writing and mediated revision helped students to develop linguistic-discursive capacities and to improve their conscience regarding the writing process. When discussing mediated revision, we observe that the teacher must be aware that difficulties apparently related to linguistic-discursive capacities are actually due to lack of self-monitoring and text revision. Besides highlighting the improvement in students’ writing, the discussion of monitored writing production and mediated revision in this paper allows other teachers to adapt and propose these activities in their own practice. Furthermore, the board game “Dark mysteries in João XXIII” can be used by other teachers as well. Considering the aspects discussed here, it is possible to say that the scholarship’s aims were accomplished. |
Palavras-chave: | Ensino Produção escrita Postura de escritor Revisão Capacidades linguístico-discursivas Learning. Writing Writer’s attitude Revision Linguistic-discursive capacities |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Colégio de Aplicação João XXIII |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13630 |
Data do documento: | 27-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | TFD (Trabalho de Formação Docente) |
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