https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13622
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
camilamagalhãesdasilva.pdf | 3.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Formação Docente |
Título: | Afetos possíveis: um olhar sobre processos educativos em Artes durante o ERE |
Autor(es): | Silva, Camila Magalhães da |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Pedro Augusto Dutra de |
Second Advisor: | Caetano, Renata Oliveira |
Membro da banca: | Oliveira, Pedro Augusto Dutra de |
Membro da banca: | Caetano, Renata Oliveira |
Membro da banca: | Carvalho, Francione Oliveira |
Membro da banca: | Roriz, Marlaina Fernandes |
Resumo: | Nos últimos meses, o mundo foi atravessado pela pandemia de Covid-19, o que gerou impactos imensuráveis em diversos setores da sociedade, dentre eles a Educação. Subitamente, as atividades educativas presenciais foram interrompidas e as escolas passaram a atuar em regime de ensino remoto. A presente pesquisa pretendeu compreender se e como o afeto se fez presente nesses processos. As reflexões se teceram em forma de uma rede envolvendo as temáticas do afeto, ensino remoto e ensino de Arte, conceitos que foram delimitados a partir das minhas vivências na Residência Docente em diálogo com leituras sobre o assunto. Para a construção do trabalho, me aproximei do método cartográfico, lançando um olhar para as aulas síncronas e assíncronas de Artes do CAp. João XXIII que ocorreram durante o período pandêmico. Em conclusão, pude constatar como o ensino remoto não poderia ocorrer sem a presença do afeto, o que realça a importância de nos mantermos sensíveis aos seus acontecimentos. Também pude compreender a força e a potência que o afeto possui nos processos formativos do ser humano. Por fim, se reforçou para mim a importância que a Arte e a Educação possuem na vida e na formação das pessoas. |
Abstract: | Recently, the world faced the Covid-19 pandemic, which generated immeasurable impacts on different sectors of society, including education. Suddenly, in person educational activities were interrupted and schools started to work in an online teaching context. This research aims to understand if and how affection was present in these processes. The reflections built in the form of a network of themes of affection, remote teaching and art education, terms identified from my experiences at Residência Docente in dialogue with studies on the subject. To build this work, I used the cartographic method, observing the synchronous and asynchronous classes of Arts at CAp. João XXIII that occurred during the Covid-19 pandemic. In conclusion, I was able to see how remote learning could not take place without the presence of affection, highlighting the importance of keeping ourselves sensitive to these events. Finally, it reinforced for me the importance that Art and Education has in the human being's formative processes and in their lives. |
Palavras-chave: | Afeto Ensino de Arte Ensino Remoto Emergencial Affection Art teaching Emergency Remote Learning |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Colégio de Aplicação João XXIII |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13622 |
Data do documento: | 25-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | TFD (Trabalho de Formação Docente) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons