Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13622
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camilamagalhãesdasilva.pdf3.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Formação Docente
Título: Afetos possíveis: um olhar sobre processos educativos em Artes durante o ERE
Autor(es): Silva, Camila Magalhães da
Primeiro Orientador: Oliveira, Pedro Augusto Dutra de
Second Advisor: Caetano, Renata Oliveira
Membro da banca: Oliveira, Pedro Augusto Dutra de
Membro da banca: Caetano, Renata Oliveira
Membro da banca: Carvalho, Francione Oliveira
Membro da banca: Roriz, Marlaina Fernandes
Resumo: Nos últimos meses, o mundo foi atravessado pela pandemia de Covid-19, o que gerou impactos imensuráveis em diversos setores da sociedade, dentre eles a Educação. Subitamente, as atividades educativas presenciais foram interrompidas e as escolas passaram a atuar em regime de ensino remoto. A presente pesquisa pretendeu compreender se e como o afeto se fez presente nesses processos. As reflexões se teceram em forma de uma rede envolvendo as temáticas do afeto, ensino remoto e ensino de Arte, conceitos que foram delimitados a partir das minhas vivências na Residência Docente em diálogo com leituras sobre o assunto. Para a construção do trabalho, me aproximei do método cartográfico, lançando um olhar para as aulas síncronas e assíncronas de Artes do CAp. João XXIII que ocorreram durante o período pandêmico. Em conclusão, pude constatar como o ensino remoto não poderia ocorrer sem a presença do afeto, o que realça a importância de nos mantermos sensíveis aos seus acontecimentos. Também pude compreender a força e a potência que o afeto possui nos processos formativos do ser humano. Por fim, se reforçou para mim a importância que a Arte e a Educação possuem na vida e na formação das pessoas.
Abstract: Recently, the world faced the Covid-19 pandemic, which generated immeasurable impacts on different sectors of society, including education. Suddenly, in person educational activities were interrupted and schools started to work in an online teaching context. This research aims to understand if and how affection was present in these processes. The reflections built in the form of a network of themes of affection, remote teaching and art education, terms identified from my experiences at Residência Docente in dialogue with studies on the subject. To build this work, I used the cartographic method, observing the synchronous and asynchronous classes of Arts at CAp. João XXIII that occurred during the Covid-19 pandemic. In conclusion, I was able to see how remote learning could not take place without the presence of affection, highlighting the importance of keeping ourselves sensitive to these events. Finally, it reinforced for me the importance that Art and Education has in the human being's formative processes and in their lives.
Palavras-chave: Afeto
Ensino de Arte
Ensino Remoto Emergencial
Affection
Art teaching
Emergency Remote Learning
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Colégio de Aplicação João XXIII
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13622
Data do documento: 25-Ago-2021
Aparece nas coleções:TFD (Trabalho de Formação Docente)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons