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Clase: Trabalho de Formação Docente
Título : O ser Professora de Educação Física na pandemia de COVID-19: reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos no contexto de Ensino Remoto Emergencial no Colégio de Aplicação João XXIII
Autor(es): Villaça, Ana Clara de Melo
Orientador: Miranda, André Luis Ferreira
Co-orientador: Zanela, Jennifer Aline
Co-orientador: Oliveira, Ayra Lovisi
Miembros Examinadores: Miranda, André Luis Ferreira
Miembros Examinadores: Zanela, Jennifer Aline
Miembros Examinadores: Oliveira, Ayra Lovisi
Miembros Examinadores: Torres, Mariana Cassab
Miembros Examinadores: Maciel, Thiago Barreto
Resumo: O trabalho emerge a partir de inquietações e experiências adquiridas no programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora perante a pandemia da Covid-19. Com o avanço da pandemia, o Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF retorna suas atividades por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Tendo como referência a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no CAp João XXIII e a inserção da Educação Física enquanto disciplina obrigatória nesta modalidade de ensino, apresentamos aqui, as experiências ocorridas ao longo dos três semestres letivos da EJA relativos ao primeiro e segundo semestre de 2020 e ao primeiro semestre de 2021.O presente trabalho visa compreender o ser professora durante a pandemia da Covid-19, além de problematizar os processos de reestruturação da EJA no decorrer do ERE. Para isso, utilizamos da entrevista narrativa enquanto ferramenta metodológica para a coleta de dados, tendo como foco, o olhar do professor bolsista e de um dos/as professores efetivos/as do CAp João XXIII, ambos participantes do coletivo da Educação Física na EJA. Para a análise dos dados, nos apropriamos do Materialismo Histórico Dialético, referencial teórico utilizado pela Pedagogia Histórico-Crítica a fim de interpretar e assimilar os nexos e determinantes que estão por trás dos fenômenos. Desta forma, o ser professora de Educação Física, na educação de jovens, adultos e idosos no CAp João XXIII no/em contexto do ERE tem sido um desafio seja pela inserção e implementação de meios digitais, pela sobrecarga de trabalho, pela precarização do trabalho docente, pelo corte de verbas ou até mesmo, pelo adoecimento dos atores e atrizes que compõem a escola.
Resumen : The work emerges from concerns and experiences acquired in the Teaching Residency program at the Federal University of Juiz de Fora in the face of the Covid-19 pandemic. With the advance of the pandemic, the João XXIII Application School/UFJF returns to its activities through Emergency Remote Teaching (ERT). With reference to Youth and Adult Education (YAE) in CAp João XXIII and the inclusion of Physical Education as a compulsory subject in this teaching modality, we present here the experiences that took place over the three academic semesters of EJA related to the first and second semester 2020 and the first half of 2021.The present work aims to understand being a teacher during the Covid-19 pandemic, in addition to problematizing the EJA restructuring processes during the ERE. For this, we used the narrative interview as a methodological tool for data collection, focusing on the look of the scholarship holder and one of the tenured teachers from CAp João XXIII, both participants of the Physical Education collective at YAE. For data analysis, we appropriated Dialectical Historical Materialism, a theoretical framework used by Historical-Critical Pedagogy in order to interpret and assimilate the connections and determinants behind the phenomena. In this way, being a Physical Education teacher in the education of young people, adults and seniors at CAP João XXIII in the context of the ERE has been a challenge, whether due to the insertion and implementation of digital media, the work overload, the precariousness of work teacher, by the cut in funds or even by the illness of the actors and actresses who make up the school.
Palabras clave : Ser Professora
Educação Física
Ensino Remoto Emergencial
Educação de Jovens e Adultos
Pedagogia Histórico-Crítica
Be Teacher
Physical Education
Emergency Remote Teaching
youth and adult education
Historical-Critical Pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Colégio de Aplicação João XXIII
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13620
Fecha de publicación : 26-ago-2021
Aparece en las colecciones: TFD (Trabalho de Formação Docente)



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