Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1361
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
herocildadeoliveiraalves.pdf953.68 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Eficácia escolar: estudo de caso em uma escola de educação básica em Pernambuco
Autor(es): Alves, Herocilda de Oliveira
Orientador: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Miembros Examinadores: Belluzzo Júnior, Walter
Miembros Examinadores: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, analisa as práticas gestoras da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, localizada no município de Quixaba/Pernambuco, instituição que vem se destacando na região por apresentar excelente desempenho nas avaliações externas em âmbito nacional e estadual. Para entender o seu sucesso, tomamos como problema a seguinte questão: que fatores têm determinado a eficácia e o sucesso da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva nas avaliações externas? Com base nesse questionamento, o presente estudo procurou analisar os possíveis elementos que vem causando o êxito da escola, concentrando-se nos projetos e práticas da equipe gestora que possam ter influenciado a situação. A pesquisa de campo, de caráter qualitativo, utilizou como instrumentos a análise documental, a observação, entrevistas e questionários com a comunidade escolar. Os dados obtidos com esses instrumentos foram analisados a partir do referencial teórico trazido nos estudos Heloísa Lück (2000, 2005, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011), Polon (2013) e Sammons (1995, 2008), além de outros autores que abordam a eficácia escolar. A pesquisa de campo nos apontou que o trabalho de monitoramento desenvolvido por uma das coordenadoras pedagógicas e alguns dos projetos desenvolvidos pela escola podem ter contribuído para o êxito da escola. O capítulo propositivo consiste em ações para institucionalizar as boas práticas da atual gestão, o que permitirá a continuidade das ações que vem sendo desenvolvidas pela equipe gestora, e que tem garantido sucesso aos estudantes da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva.
Resumen : This research aims to investigate school Tomé Francisco da Silva, located in the city of Quixaba, in the state of Pernambuco, Brazil. This institution has been standing out in the region for its excellent performance on external education evaluations, both statewide and nationally. In order to understand this success, it is necessary to think about which factors have contributed for the effectiveness of Tomé Francisco da Silva School in those education evaluations? Based on this issue, this work tried to analyze more deeply the students’ performance in these evaluations and explain the school educational situation, which reflects directly in such successful results. The main subjects on this research were students, teachers, parents, and all the people who are part of Tomé Francisco da Silva Public School. The methodology used has both the qualitative and the quantitative approach, which used together, allow us to verify the results of the conducted interviews. Documents as the Political Pedagogic Project, the school’s regiment and the minute book from the school council meetings were also analyzed. The theoretical framework used on this research includes the studies of Heloísa Lück, Thelma Polon, Pam Sammons, and other authors who have produced works related to school effectiveness. This project aims to suggest actions in order to institutionalize the good practices of the present management, allowing the maintenance of the actions that has been currently developed, and that has guaranteed success for the students of Tomé Francisco da Silva School.
Palabras clave : Gestão Escolar
Desempenho Escolar
Eficácia Escolar
School Management
School Performance
School Effectiveness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1361
Fecha de publicación : 22-ene-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.