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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de desempenho no estágio probatório: uma análise sobre o processo de avaliação dos profissionais do magistério na Prefeitura de São Luís (MA)
Autor(es): Anchieta, Elinete Machado dos Santos
Primeiro Orientador: Castro, Maria Cristina Drumond e
Membro da banca: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Membro da banca: Ferreira, Débora Vargas
Resumo: O caso de gestão analisa as fragilidades do processo de avaliação especial de desempenho dos profissionais do magistério na Prefeitura de São Luís, apresentando sugestões que possam contribuir para o seu fortalecimento. A questão de pesquisa ajudou a entender como as fragilidades do processo de avaliação especial de desempenho dos profissionais do magistério da Prefeitura de São Luís podem ser superadas, de forma a torná-la um instrumento mais eficiente para a gestão pública e para o desenvolvimento profissional dos professores. A metodologia adotada é estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizada por meio de revisão da literatura sobre o tema, análise documental e pesquisa de campo com aplicação de questionários online e entrevista semiestruturada. As análises revelam relatos dos respondentes que demonstram as fragilidades do processo, aliados ao levantamento de dados iniciais, à teoria estudada e à análise documental, apontando para a necessidade de estratégias que são sugeridas no Plano de Ação Educacional. A partir dos resultados foram sugeridos: o aprimoramento dos instrumentos de avaliação e sua escala de classificação; a inclusão de indicadores mais específicos para a avaliação dos cargos de Professor de Docência e Professor de Suporte Pedagógico; a sensibilização dos avaliadores e avaliados sobre a importância da avaliação e do feedback; a realização de treinamentos para avaliadores e avaliados; a atualização dos documentos normativos que regulamentam e disciplinam o processo de avaliação especial de desempenho, alinhados às leis que regem o magistério público municipal de São Luís; a reestruturação da Comissão Central de Avaliação Especial de Desempenho; a criação do sistema informatizado de avaliação.
Abstract: The management case analyzes the weaknesses of the special performance evaluation process of Teachers in the Municipality of São Luís and presents suggestions that contribute to its strengthening. The research question helped to understand how the weaknesses of the special performance assessment process of teaching professionals in the City Hall of São Luís can be overcome, in order to make it a more efficient instrument for public management and for their professional development servers. The methodology adopted is a case study, with a qualitative approach, carried out through a review of the literature on the subject, document analysis and field research with application of online questionnaires and semi-structured interviews. The analyzes reveal respondents' reports that demonstrate the weaknesses of the process, combined with the initial data collection, the studied theory and the documental analysis, pointing to the need for strategies that are suggested in the Educational Action Plan. From the results, it was suggested: the improvement of the assessment instruments and their rating scale; the inclusion of more specific indicators for the assessment of teaching and pedagogical support positions; the awareness of the evaluators and evaluated about the importance of the assessment and the feedback stage; training for evaluators and evaluated, updating the normative documents that regulate and discipline the process of special performance evaluation in line with the laws governing the municipal public teaching of São Luís; the restructuring of the Central Commission for Special Evaluation; the creation of the computerized evaluation system.
Palavras-chave: Avaliação de desempenho
Gestão de desempenho
Estágio probatório
Gestão de pessoas
Performance assessment
Performance management
Probationary internship
People management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00291
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13619
Data do documento: 18-Out-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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