Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13614
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marianasouzaveiga.pdfPDF/A1.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Letramentos catalisadores de reflexões: branquitude e desigualdades raciais em aulas de língua portuguesa na escola
Author: Veiga, Mariana Souza
First Advisor: Cadilhe, Alexandre José
Referee Member: Garcia-Reis, Andreia Rezende
Referee Member: Melo, Glenda Cristina Valim de
Resumo: Nesta pesquisa tenho como objetivo principal analisar os discursos produzidos por estudantes de uma escola pública para construir uma compreensão a respeito de como esses sujeitos se posicionam sobre vida social, direitos humanos, racismo, branquitude e opressões. Esta investigação está situada no âmbito de dois campos epistêmicos postos em diálogo: (a) dos estudos de Letramento, entendido como um conjunto de práticas de uso da linguagem aprendidas tanto em contextos formais quanto informais, que refletem e refratam processos culturais, sociais, históricos e de poder de uma comunidade e aos quais recorremos para alcançar determinadas finalidades (STREET, 1984, 2006, 2012; KLEIMAN, 1995); (b) dos estudos sobre diversidade racial (BENTO, 2002; MUNANGA, 2004; SANTOS, 2010; LABORNE, 2014, 2017; CARDOSO, 2010) e pedagogia decolonial (WALSH, 2007; OLIVEIRA; CANDAU, 2010), ao lançar lentes em temas como branquitude e racismo e os desafios de uma educação linguística transgressora das colonialidades do ser e do saber presentes nas práticas pedagógicas contemporâneas. A pesquisa pode ser definida como qualitativa e interpretativa de caráter etnográfico, já que leva em consideração a intersubjetividade das relações humanas e as compreensões dos participantes e da pesquisadora na análise dos dados. Tal estudo é realizado a partir da observação e registro em áudio do contexto de sala de aula a fim de melhor compreender as ações dos participantes no cenário examinado (GARCEZ; SCHULZ, 2015). Além disso, a investigação está situada no escopo da Linguística Aplicada indisciplinar (MOITA LOPES, 2006) a qual busca trazer compreensões sobre problemas do mundo social, os quais são perpassados por linguagem, a fim de reduzir o sofrimento humano. Os dados serão analisados à luz da Análise do Discurso em sua vertente pela Antropologia Linguística (GOFFMAN, 2002; HYMES, 2010; DURANTI, 2012; WORTHAM; REYES, 2015), em especial a partir dos conceitos de narrativa, posicionamento e indexicalidade. Proponho, ao final desse estudo, apresentar fatores interacionais e discursivos que orientam práticas de letramentos em sua vertente ideológica. Por fim, a pesquisa em questão traz benefícios ao apontar caminhos para a inclusão da temática do racismo na sala de aula de língua portuguesa e para a reflexão sobre a negligência da branquitude acerca de desigualdades e violências raciais.
Abstract: In this research I have as my main objective to analyze the discourses produced by students from a public school to build up a comprehension regarding how these individuals position themselves over topics such as social life, human rights, racism, whiteness and oppressions. This investigation is located in the core of two epistemic fields put into dialogue: (a) studies of Literacy that will be extended as a set of language usage practices, learned both in informal and formal contexts, which reflect and refract cultural, social, historical and power processes of a community and of which we use to achieve certain goals (STREET, 1984, Other years; KLEIMAN, 1995); (b) of racial diversity studies (BENTO, 2002; MUNANGA, 2004; SANTOS, 2010; LABORNE, 2014, 2017; CARDOSO, 2010) and decolonizing pedagogy (WALSH, 2007; OLIVEIRA; CANDAU, 2010), when focusing on subjects like whiteness and racism and the challenges of a linguistic education that is transgressive about colonialities of the being and knowledge within the contemporary pedagogical practices. The research can be defined as qualitative and interpretative of an ethnographical character, since it takes into consideration the inter subjectiveness of human relations and comprehension from both the participants and the researcher of data analysis. Such a study is conducted from observing and audio recording of the classroom context in order to better comprehend the participants actions in the examined scenario (GARCEZ; SCHULZ, 2015) In addition, the research is within the scope of Undisciplined Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006) which aims to shed light over social world problems, which are permeated by language in order to reduce human suffering. The data will be analyzed through the Discourse Analysis, in its Anthropological Linguistic branch (GOFFMAN, 2002; HYMES, 2010; DURANTI, 2012; WORTHAM; REYES, 2015), specially from narrative concepts, positioning and indexicality. I propose, by the end of this paper, to present interactional and discursive factors that guide literacy practices in its ideological strand. Finally, the research in question brings benefits by pointing out paths to include racism themed discussions in the portuguese language subject classroom and for the reflection over the neglection of whiteness on both inequality and racial violence.
Keywords: Letramentos
Racismo
Análise do discurso
Branquitude
Literacy
Racism
Whiteness
Discourse analysis
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00288
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13614
Issue Date: 27-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons