Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13599
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
antoniocarlosdoamaral.pdfPDF/A4.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Hernandes, Júlio Akashi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7481919731973623pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Alexandre Tadeu Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0674924194857488pt_BR
dc.contributor.referee2Rizzuti, Bruno Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3138405715848726pt_BR
dc.creatorAmaral, Antônio Carlos Do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-23T20:36:01Z-
dc.date.available2021-11-23-
dc.date.available2021-11-23T20:36:01Z-
dc.date.issued2021-08-13-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00280-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13599-
dc.description.abstractThe objective of this work was to develop a sequence of activities regarding simple and automatic electrical circuits that can be applied through the real experiments and/or virtual simulators, aimed at students of the third year of High School. To set up the experiments, computer simulators of easy interaction and free of charge were used. The adopted strategy used in the product development was based on the POE investigative approach (Predict, Observe and Explain), having as reference some pedagogical implications of Vygotsky, being that the classes were structured in three moments. Initially, a problem was presented to the students to contextualize activities. In the second moment, the POE approach was used to discuss the necessary knowledge to understand the themes of the classes. In the third moment, the initial problem was re-discussed and/or other activities, related to the themes of the classes, were presented. In 2019, the product was pre-applied in person. In 2020, due to the COVID-19 pandemic, the final product was applied in remote mode using virtual experiments through the Tinkercad simulator, sending videos and/or making demonstrations of real experiments using the computer camera. The results reveal that the adopted strategy has made the classes more motivating and has enabled the participation of students in increasingly complex activities, showing that it has the potential to facilitate and contribute to the teaching of electrical circuits in modality presential or remote. In addition, the proposal resulted in a low-cost kit that can be used to address content other than electrodynamics.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi desenvolver uma sequência de atividades, sobre circuitos elétricos simples e automáticos, que possa ser aplicada através de experimentos reais e/ou simuladores virtuais, voltada para alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Para montar os experimentos, foram utilizados simuladores computacionais gratuitos e de fácil interação. A estratégia adotada para aplicar o produto foi baseada na abordagem investigativa POE (Predizer, Observar e Explicar), tendo como referência algumas implicações pedagógicas de Vygotsky, sendo que as aulas foram estruturadas em três momentos. Inicialmente, foi apresentado aos alunos um problema inicial para contextualizar as atividades. No segundo momento, foi utilizada a abordagem POE para discussão dos conhecimentos necessários à compreensão dos temas das aulas. No terceiro momento, foi feita a retomada do problema inicial e/ou foram apresentadas outras atividades relacionadas aos temas das aulas. Em 2019, houve pré-aplicação do produto na modalidade presencial. Em 2020, devido à pandemia do COVID-19, o produto final foi aplicado na modalidade remota, utilizando-se experimentos virtuais através do simulador Tinkercad, enviando vídeos e/ou fazendo demonstrações de experimentos reais utilizando a câmera do computador. Os resultados revelam que a estratégia adotada tornou as aulas mais motivadoras e possibilitou a participação dos alunos em atividades cada vez mais complexas, sinalizando que ela possui potencial para facilitar e contribuir para o ensino de circuitos elétricos na modalidade presencial ou remota. Além disso, a proposta resultou em um kit de baixo custo que pode ser utilizado para abordar outros conteúdos além da eletrodinâmica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectCircuitos elétricospt_BR
dc.subjectExperimentos reais e virtuaispt_BR
dc.subjectSimuladores virtuaispt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectTeaching by investigationpt_BR
dc.subjectElectric circuitspt_BR
dc.subjectReal and virtual experimentspt_BR
dc.subjectVirtual simulatorspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleO uso de experimentos reais e virtuais para o ensino de circuitos elétricos simples e automáticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons