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Tipo: Dissertação
Título: Escola em prisões no Ceará: os desafios na implementação de avaliações internas para avanço de escolaridade
Autor(es): Tavares, Derek de Sousa
Primeiro Orientador: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Membro da banca: Teixeira, Beatriz de Basto
Membro da banca: Lima, Carla da Conceicao de
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no programa de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), propõe discutir os possíveis desafios encontrados no tocante à possibilidade de avanço de escolaridade dos alunos do Ensino Fundamental feito exclusivamente por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (ENCCEJA PPL), e não pela escola, por meio da aplicação de avaliações internas, em conformidade com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. Diante disso, surge o questionamento da pesquisa: Quais as consequências da progressão na escola EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider ser feita exclusivamente pelo ENCCEJA PPL? O objetivo geral dessa dissertação consiste em compreender os efeitos, na escola EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, de a progressão ocorrer exclusivamente via ENCCEJA PPL. Além disso, apresentam-se como objetivos específicos: descrever o contexto educacional da educação em prisões no Brasil e no Estado do Ceará, relacionando com a EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider no tocante ao processo avaliativo desde o surgimento do PPP; refletir sobre o processo da avaliação, levando em consideração o currículo e as práticas pedagógicas para verificar os possíveis motivos que impossibilitaram a aplicação das avaliações internas nos últimos anos; e, por fim, elaborar, com base nos resultados da pesquisa, um Plano de Ação Educacional que garanta a aplicação dessas avaliações dentro do calendário letivo escolar. Para desenvolver este trabalho, utilizou-se como referencial teórico: Onofre (2011), para falar da presença das escolas nos estabelecimentos penais e da sua relevância; Hoffman (1996) e Luckesi (2006), para falar do conceito de avaliação e de sua importância dentro do contexto escolar; Candau e Moreira (2007), que são fundamentais para compreendermos toda a questão curricular; e, por fim, Freire (1996), que nos aponta para os saberes essenciais acerca de refletir sobre a prática pedagógica. Como metodologia, a escolha se deu para o uso de entrevistas semiestruturadas com 2 coordenadores pedagógicos e com 5 professores dos anos iniciais (2º ao 5º ano) da escola Aloísio Leo Arlindo Lorscheider. Os resultados da pesquisa expressaram a necessidade da implementação de um sistema avaliativo interno institucionalizado, de um currículo específico voltado para o público privado de liberdade e de formações continuadas voltadas para os professores que atuam com a educação em prisões. Dessa forma, esses resultados deram subsídios para a elaboração do plano de ação educacional, com foco nas intervenções acima descritas.
Abstract: This dissertation, developed in the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Public Education Evaluation at the Center for Public Policy and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora ( CAEd /UFJF), proposes to discuss the possible challenges encountered about the possibility of advancement in the education of elementary school students made exclusively through the National Examination for Certification of Skills of Youth and Adults for Persons Deprived of Liberty (ENCCEJA PPL), and not by the school, through the application of internal assessments, accordingly with the institution's Pedagogical Political Project (PPP). Therefore, the research question arises: What are the consequences of the progression at the EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider school being made exclusively by ENCCEJA PPL? The general objective of this dissertation is to understand the effects of progression in the mentioned school since it is carried out solely by ENCCEJA PPL. Furthermore, the following specific objectives are: to describe the educational context of education in prisons in Brazil and the State of Ceará, relating to the EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider regarding the evaluation process since the emergence of the PPP; reflect on the evaluation process, taking into account the curriculum and pedagogical practices to verify the possible reasons that prevented the application of internal evaluations in recent years; and, finally, to prepare, based on the research results, and Educational Action Plan that guarantees the application of these assessments within the school calendar. To develop this work, it was used as a theoretical framework: Onofre (2011), to speak of the presence of schools in prisons and its relevance; Hoffman (1996) and Luckesi (2006), to talk about the concept of evaluation and its importance within the school context; Candau and Moreira (2007), who are fundamental for understanding the entire curriculum issue; and, finally, Freire (1996), who points us to the essential knowledge about reflecting on pedagogical practice. As a methodology, the choice was made for the use of semistructured interviews with school coordinators and 2 with 6 teachers in the early years (2nd to 5th grade) school Aloisio Leo Arlindo Lorscheider. The research results expressed the need to implement an institutionalized internal evaluation system, a specific curriculum aimed at the public deprived of liberty, and continuing training aimed at teachers who work with education in prisons. Thus, these results supported the elaboration of the educational action plan, focusing on the interventions described above.
Palavras-chave: Avaliação
Educação em prisões
Currículo
Práticas pedagógicas
Evaluation
Prison education
Curriculum
Pedagogical practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00276
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13594
Data do documento: 10-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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