https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13581
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
deborafernandesbrasil.pdf | PDF/A | 2.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso pedagógico dos resultados do SPAECE em uma escola de ensino médio: desafios e possibilidades |
Autor(es): | Brasil, Débora Fernandes |
Primeiro Orientador: | Kistemann Júnior, Marco Aurélio |
Membro da banca: | Menezes, Marcus Bessa de |
Membro da banca: | Fernández, Silvina Julia |
Resumo: | A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pósgraduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), traz um caso de gestão que discute o papel desempenhado pela gestão escolar no processo de apropriação e uso dos dados educacionais em uma escola de ensino médio regular do interior do Ceará. A instituição de ensino investigada, apesar de participar de políticas de avaliação e de gestão para resultados, apresenta declínio em seu desempenho tanto em avaliações internas quanto externas, estas últimas aqui representadas pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). O objetivo deste estudo é compreender como a gestão da escola faz uso dos dados educacionais oriundos dos sistemas de avaliação e de gestão. Frente a isso, alinhavou-se a seguinte questão de pesquisa: quais os desafios da equipe gestora na utilização de dados educacionais para subsidiar práticas pedagógicas na escola? No sentido de buscar respostas a esta questão, inicialmente realizamos uma pesquisa sobre as políticas de avaliação e uso de dados da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC/CE), e de como esses elementos são implementados no contexto micro. Posteriormente, empreendemos uma análise com base na revisão bibliográfica de dissertações do PPGP em busca de estudos com objetos de pesquisa similares ao nosso e para com os quais pudéssemos contribuir com as discussões até então realizadas. As concepções teóricas são pautadas nas contribuições dos seguintes autores: Oliveira (2015, 2020), Vilardi e Paes de Carvalho (2019), Abrucio (2010), Moro, Vinha e Morais (2019), Lück (2000), Machado C. (2012), Machado M. (2020), Matus (1989), dentre outros. Para a coleta de dados, aplicamos questionários a todos os professores da escola e realizamos entrevistas semiestruturadas com a diretora e a superintendente escolar. Em virtude das principais considerações às quais chegamos a partir dos dados coletados, inferimos que há carência de alinhamento entre os integrantes do núcleo gestor e, consequentemente, de um envolvimento coletivo no planejamento estratégico da escola, que contribui para que o uso de dados esteja condicionado às demandas da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE)/SEDUC. Além do mais, a concepção sobre o uso desses dados fica restrita à apresentação de resultados, limitando a utilização dos sistemas de gestão, ao mesmo tempo em que a instituição de ensino não se apropria dos resultados do SPAECE do 9º ano para planejar a partir das referências sobre os estudantes que recebe anualmente. A partir dos resultados encontrados, apresentamos o Plano de Ação Educacional (PAE) que traz ações que pretendem oportunizar a gestão participativa na circunstância do uso pedagógico dos dados educacionais, tanto externos quanto internos, e no alinhamento do trabalho da gestão. Tenciona, ainda, consolidar as visitas técnicas da CREDE como um intervalo de formação para a equipe gestora, desenvolvendo a competência técnicoprofissional que possibilite a autoavaliação institucional com base nos resultados e que reverbere em um planejamento estratégico da escola em prol da melhoria da aprendizagem e consequentemente de um melhor desempenho discente. |
Abstract: | This dissertation, developed within the scope of the Professional Master's degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Public Policies Center and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), presents a management case that discusses the role played by the school management in the process of appropriation and use of educational data in a regular high school in the interior of the state of Ceará, in Brazil. Despite participating in evaluation and management policies for results, the investigated educational institution shows a decline in its performance both in internal and external evaluations, the latter here represented by the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará (SPAECE). This study aims to understand how school management uses educational data from assessment and management systems. That said, the following research question was aligned: what are the challenges of the management team in the use of educational data to support pedagogical practices at school? To seek answers to this question, we initially surveyed the evaluation and use of data policies of the Secretariat of Education of Ceará (SEDUC/CE), and how these elements are implemented in the micro context. Subsequently, we undertook an analysis based on the bibliographic review of PPGP dissertations in search of studies with research objects similar to ours and to which we could contribute with the discussions held so far. The theoretical conceptions are based on the contributions of the following authors: Oliveira (2015, 2020), Vilardi and Paes de Carvalho (2019), Abrucio (2010), Moro, Vinha and Morais (2019), Lück (2000), Machado C. (2012), Machado M. (2020), Matus (1989), among others. For data collection, we applied questionnaires to all school teachers and conducted semistructured interviews with the principal and the school superintendent. Due to the main considerations obtained from the collected data, we infer that there is a lack of alignment between the members of the management nucleus and, consequently, of a collective involvement in the school's strategic planning, which contributes to the use of data being conditioned to the demands of the Regional Education Development Coordination (CREDE)/SEDUC. Furthermore, the conception of the use of these data is restricted to the presentation of results, limiting the use of management systems, while the educational institution does not appropriate the results of the 9th year SPAECE to plan from the references on the students it receives annually. From the found results, we present the Educational Action Plan (PAE), which brings actions that aim to create opportunities for participatory management in the circumstance of the pedagogical use of educational data, both external and internal, and in the alignment of the management work. It also intends to consolidate CREDE's technical visits as a training break for the management team, developing the technicalprofessional competence that enables institutional self-assessment based on the results, reverberating in the school's strategic planning for improving learning and consequently of better student performance. |
Palavras-chave: | Gestão escolar Uso de dados SPAECE School management Data use |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00272 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13581 |
Data do documento: | 8-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons