https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13580
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
rosangelabarrosbarreto.pdf | PDF/A | 2.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | As tecnologias da informação e comunicação no ensino médio integrado à educação profissional: um estudo do curso de redes de computadores em uma Escola Estadual de Educação Profissional do Ceará |
Autor(es): | Barreto, Rosângela Barros |
Orientador: | Bruno, Adriana Rocha |
Miembros Examinadores: | Scortegagna, Liamara |
Miembros Examinadores: | Silva, Judilma Aline de Oliveira |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão em pauta discute o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na integração curricular e no desenvolvimento de práxis pedagógicas voltadas para a realidade de uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), com ênfase no curso de Redes de Computadores. A pesquisa assume como hipótese que as TIC não faziam parte da rotina dos alunos do curso de Redes, enquanto recursos culturais, quando se tratava dos professores da base comum do Ensino Médio, cabendo unicamente aos professores das disciplinas técnicas essa prática. O objetivo geral definido para este estudo foi indicar de que formas as TIC podem contribuir com a integração dos núcleos básico e técnico no curso de Redes de Computadores, a partir da investigação das práticas pedagógicas dos professores da EEEP Presidente Roosevelt. São objetivos específicos desta pesquisa: 1) analisar como os professores da escola em tela, sejam eles da base comum ou das disciplinas técnicas, fazem uso das TIC; 2) analisar as ações que viabilizam a integração curricular; 3) propor um Plano de Ação Educacional - PAE após mapeamento do contexto investigado e da análise da hipótese anunciada. A análise dos dados, produzida por meio de questionários e entrevistas, demonstrou que os professores dispunham de pouco tempo para planejamento coletivo, limitando-se a diálogos voltados para antecipar conteúdos de determinadas disciplinas, a fim de possibilitar uma maior compreensão de conteúdos técnicos. Tais diálogos aconteciam entre um número limitado de professores, pois os entrevistados acreditavam que a integração curricular se dá apenas entre algumas disciplinas. Observou-se inclusive que alguns professores já fazem uso das TIC enquanto recursos culturais, mas essas experiências tornaram-se exclusivas. Com a pesquisa verificou-se que o Projeto Político Pedagógico (PPP) apresentava viés com tendência tecnicista, fazendo o uso das TIC prioritariamente com o intuito de formar profissionais para o mercado de trabalho. A fim de transformar essa realidade, propôs-se um Plano de Ação Educacional (PAE) que busca construir na escola espaços/tempos de estudo e reflexão sobre as práticas dos docentes, que conduzem a reformulação do PPP, para que discuta como as TIC podem ser usadas nas disciplinas que compõem o currículo escolar, a integração curricular por meio de planejamentos coletivos e a formação continuada docente na própria escola. Em virtude da pandemia do Corona Vírus (Covid-19) e suas consequências para a escola, tais ações podem ser desenvolvidas com o uso de recursos digitais e ainda durante a pandemia, desde que sejam decisões coletivas da comunidade escolar. Ou seja, para o sucesso do PAE, faz-se necessário o envolvimento de todos os atores educacionais. Nesse estudo de caso, de abordagem qualitativa, utilizamos os seguintes instrumentos para produção de dados: questionários, entrevistas semiestruturadas, análise de documentos em sites oficiais do Ministério da Educação, da Secretaria de Educação do Estado do Ceará e documentos da escola em tela, bem como consulta a livros e textos de autores que tratam sobre: TIC e Educação; e Educação Profissional e Ensino Médio. |
Resumen : | This paper is developed within the context of the Professional Graduate Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Public Policies and Evaluation of Education Center at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case in this paper discusses the use of Information and Communication Technologies (ICT) in curriculum integration and in the development of pedagogical praxis focused on the reality of a State School of Professional Education (EEEP), with emphasis on the Computer Networks course. The research assumes as a hypothesis that the ICT were not part of the routine of students in the Computer Networks course, as cultural resources, when it came to high school teachers of the national core curriculum. Thus, the ICT were exclusively applied by teachers of technical subjects. The general objective of this study was to investigate pedagogical practices with the use of ICT at the EEEP Presidente Roosevelt. The specific objectives of this research are: 1) to analyze how the teachers of the school, from the national core curriculum or from technical subjects, use of ICT; 2) to analyze the actions that make the curriculum integration feasible; 3) to propose an Educational Action Plan - (PAE) after mapping the investigated context and analyzing the hypothesis mentioned. The data analysis produced through questionnaires and interviews showed that teachers had little time for collective planning, focusing on the discussion of certain subjects, in order to enable a greater understanding of technical contents. These discussions took place with a limited number of teachers because the interviewees believed that curriculum integration was only possible between certain subjects. Also, it was observed that some teachers already use ICT as cultural resources, but these experiences have become exclusive. With the research, it was found that the Political Pedagogical Project (PPP) was biased towards a technical tendency, using ICT primarily with the intention of training professionals for the job market. In order to change this reality, an Educational Action Plan (PAE) was proposed to foster space and time for study and reflection on the practices of teachers in the school, which lead to the reformulation of the PPP, so that it is discussed how ICT can be used in the subjects of the school curriculum, curricular integration through collective planning, and continuing teacher training. Due to the Corona Virus (Covid19) pandemic and its consequences for the school, such actions can be developed with the use of digital resources. However, the actions must be taken collectively by the school community, since the success of the Educational Action Plan (PAE) requires the participation of all educational actors. In this case study, developed in a qualitative approach, we used the following instruments for data collection: questionnaires, semi-structured interviews, analysis of documents on official websites of the Ministry of Education, the Department of Education of the State of Ceará and documents of the school, as well as a reference to books and texts by authors dealing with: ICT and Education; and Professional Education and High School. |
Palabras clave : | Ensino médio integrado Educação profissional Prática docente Tecnologias da informação e comunicação Integrated high school Professional education Teaching practice Information and communication technologies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13580 |
Fecha de publicación : | 30-jul-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons