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Tipo: Tese
Título: Três ensaios sobre absenteísmo docente na educação básica brasileira
Autor(es): Azevedo, Vanessa Ragone
Primeiro Orientador: Vieira, Marcel de Toledo
Co-orientador: Assunção, Ada Ávila
Co-orientador: Freguglia, Ricardo da Silva
Membro da banca: Betarelli Junior, Admir Antonio
Membro da banca: Santiago, Flaviane Souza
Resumo: A busca por fatores que afetem o desempenho escolar dos alunos é tema de diversos estudos na Economia da Educação. Apesar de haver consenso em pesquisas teóricas sobre a importância do professor em sala de aula, no Brasil, pouco estudos indicaram empiricamente o tamanho deste impacto no desempenho individual e no efeito escola. A partir de um banco de dados inédito representativo a nível nacional, o Estudo Educatel, foi possível reunir características socioeconômicas, de saúde, de vida e condições de trabalho dos professores da educação básica brasileira a dados de proficiência, características da escola e do aluno advindos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Entendendo o absenteísmo docente, ou seja, a ausência do professor em sala de aula como um indicador de saúde e condições de trabalho foi possível investigar quais fatores estão relacionados ao afastamento dos docentes considerando os diferentes motivos de falta. Os resultados do primeiro ensaio, a partir de um modelo logit, indicam a necessidade de políticas focalizadas na melhoria das condições de trabalho e de saúde dos professores sendo estes os principais fatores que afetam a chance de ausência, políticas de assistência à saúde ao professor, menores jornadas de trabalho (evitando sobrecarga) e melhoria do ambiente de trabalho podem gerar ganhos para as escolas, reduzindo custos de contratação de temporários e realocação de professores além de garantirem os transbordamentos gerados pela continuidade do projeto pedagógico. Os resultados indicaram que fatores contextuais afetam mais o absenteísmo do que condições individuais o ratificando como um indicador de saúde e condições de trabalho. O segundo ensaio possui como objetivo identificar o impacto da ausência do professor em sala de aula sobre os ganhos individuais dos alunos do 5º e 9º anos da rede pública de educação básica, os resultados obtidos a partir de um modelo de mínimos quadrados em dois estágios indicou que professores efetivos possuem impacto significativo em ambas as disciplinas e, principalmente, com maiores magnitudes para 9º ano em matemática. Por fim, o terceiro ensaio contribui para a literatura do efeito escola a partir da investigação do efeito escola considerando o professor em sala de aula dentro da perspectiva coletiva, ou seja, a nível turma. Os resultados obtidos por meio de um estudo multinível (aluno e turma) para o 5º e 9º ano dos alunos da rede pública de educação básica indicaram a importância da presença do professor e do acompanhamento do professor em sala de aula, corroborando com a premissa do impacto coletivo da presença do professor em sala de aula. Os três ensaios constroem a perspectiva da importância da presença do professor em sala de aula e as políticas públicas que podem ser adotadas garantindo melhoria de qualidade de vida, saúde e condições de trabalho para os profissionais e melhores resultados em proficiência como consequência destas ações individual e coletivamente.
Abstract: The search for factors that affect students achievement is the subject of several studies in the Economics of Education. Although there is a consensus in theoretical research about the importance of the teacher in the classroom, in Brazil, few studies have empirically indicated the size of this impact on individual performance and on the school effect. From an unprecedented nationally representative database, Educatel, it was possible to gather socioeconomic, health, living and working conditions characteristics of Brazilian basic education teachers with data on proficiency, school and student characteristics of the Sistema de Avaliação da Educação Básica. Understanding teacher absenteeism, that is, the absence of the teacher in the classroom as an indicator of health and working conditions, it was possible to investigate which factors are related to the absence of teachers considering the different reasons for absence. The results of the first essay indicate the need for policies focused on improving the working and health conditions of teachers, these being the main factors affecting the chance of absence, teacher health care policies, shorter working hours (avoiding overload) and improvement of the work environment can generate gains for schools, reducing the costs of hiring temporary workers and relocating teachers, in addition to guaranteeing the spillovers generated by the continuity of the pedagogical project. As the results of the second and third essays indicate the absence of the teacher in the classroom has negative impacts on individual and collective results of students. The results indicated that contextual factors affect absenteeism more than individual conditions, confirming it as an indicator of health and working conditions. The second essay aims to identify the impact of the teacher's absence in the classroom on the individual gains of students in the 5th and 9th grades of the public basic education system, the results obtained from a two-stage least squares model indicated that tenured teachers have a significant impact on both subjects and, mainly, with greater magnitudes for the 9th grade in Mathematics. Finally, the third essay contributes to the literature on the school effect based on the investigation of the school effect considering the teacher in the classroom from a collective perspective, that is, at the class level. The results obtained through a multilevel study (student and class) for the 5th and 9th grade of students in the public primary education network indicated the importance of the presence of the teacher and the monitoring of the teacher in the classroom, corroborating the premise of collective impact of the teacher's presence in the classroom. The three essays build the perspective of the importance of the presence of the teacher in the classroom and the public policies that can be adopted ensuring improved quality of life, health and working conditions for professionals and better results in proficiency as a consequence of these individual and collectively.
Palavras-chave: Absenteísmo docente
Estudo Educatel
Proficiência discente
Determinantes do desempenho escolar
Teacher absenteeism
Educatel
Students achievement
School effects
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Economia
Programa: Programa de Pós-graduação em Economia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00072
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13577
Data do documento: 3-Nov-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Economia (Teses)



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