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Type: Dissertação
Title: Sequência de ensino investigativo em centros de ciências: desenvolvendo o conceito de torque e a Lei da Alavanca
Author: Duarte, Anderson Kneipp
First Advisor: Soares, Thales Costa
Referee Member: Rezende Junior, Mikael Frank
Referee Member: Oliveira, Emanuel Jose Reis de
Resumo: O objetivo desta pesquisa é propor, desenvolver e discutir uma sequência didática por um conjunto de atividades investigativas, em níveis crescentes de complexidade, que possibilita a construção experimental do conceito de torque e da Lei da Alavanca com base na Teoria do Desenvolvimento Humano de Vygotsky e nas Sequências de Ensino Investigativo (SEI) propostas por Carvalho, a favor da Alfabetização Científica. Para isso, foram desenvolvidas as seguintes etapas: apresentação de uma situação-problema; levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos; desenvolvimento de atividades experimentais investigativas em um centro de ciências; aplicação dos conceitos científicos desenvolvidos através da utilização de uma alavanca; autoavaliação; avaliação final utilizando o simulador PhET Colorado. As etapas desenvolvidas possibilitaram aos alunos: organizar/reorganizar as informações dadas; levantar e testar hipóteses; justificar as respostas dadas; prever/reavaliar resultados; explicar o processo e os resultados utilizados. Tais ações se configuram como indicadores da Alfabetização Científica utilizados como parâmetros de avaliação da sequência didática. As ações desenvolvidas possibilitaram ainda, reflexões sobre a importância da intervenção/mediação docente e da interação entre professor, alunos e conteúdos. Os resultados apontam para a necessidade de planejamento de atividades contínuas para o ensino de física em espaços de educação não formais a favor da Alfabetização Científica.
Abstract: The objective of this research is to propose, develop and discuss a didactic sequence for a set of investigative activities, in increasing levels of complexity, which allows the experimental construction of the torque concept and the Lever Law based on Vygotsky's Human Development Theory and in the Investigative Teaching Sequences (SEI) proposed by Carvalho, in favor of Scientific Literacy. For this, the following steps were developed: presentation of a problem situation; survey of students' prior knowledge; development of experimental investigative activities in a science center; application of scientific concepts developed through the use of a lever; self-evaluation; final evaluation using the PhET Colorado simulator. The steps developed enabled students to: organize / reorganize the information given; raise and test hypotheses; justify the answers given; predict / reassess results; explain the process and results used. Such actions are configured as indicators of Scientific Literacy used as parameters for the evaluation of the didactic sequence. The actions developed also enabled reflections on the importance of teaching intervention / mediation and the interaction between teacher, students and content. The results point to the need to plan continuous activities for teaching physics in non-formal education spaces in favor of Scientific Literacy.
Keywords: Centro de ciências
Atividades investigativas
Alfabetização científica
Science center
Investigative activities
Scientific literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Física
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00267
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13572
Issue Date: 6-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



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