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Clase: Tese
Título : Internacionalização da educação superior: uma análise das estratégias, contextos e práticas da Unilab
Autor(es): Bertolotti, Diovana Paula de Jesus
Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Miembros Examinadores: Amorim, Cassiano Caon
Miembros Examinadores: Oliveira, Julvan Moreira de
Miembros Examinadores: Ferreira, Marcello
Miembros Examinadores: Souza, Jane Aparecida Gonçalves de
Resumo: A presente tese tem como objeto de estudo a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), seus contextos, suas práticas e suas estratégias de internacionalização consolidadas nos dez anos de atuação da instituição. Realizamos a pesquisa no intuito de responder ao questionamento de como são promovidos os propósitos retóricos e políticos de internacionalização da Unilab, buscando compreender de que maneira suas práticas coadunam, ou divergem, da perspectiva de Cooperação Sul-Sul brasileira. Tendo essa questão em perspectiva, nossa tese com relação ao objeto de pesquisa é a de que a institucionalização da internacionalização da Unilab mantém uma relação de dependência com o contexto político e institucional nacional, e a medida em que esse contexto político muda substancialmente, a execução dessa missão é comprometida, ao menos da forma com que foi originalmente proposta, e repercute no enfraquecimento das estratégias de internacionalização institucionalização da Unilab. Também partimos da asserção de que a consolidação dessas estratégias de internacionalização depende do acolhimento desse princípio junto ao contexto interno da Unilab. Mobilizamos três campos de reflexão principais para empreender a pesquisa: internacionalização da educação superior, em especial a caracterização de internacionalização ativa e passiva (LIMA; CONTEL, 2011; LIMA; MARANHÃO, 2009), globalização contra hegemônica (BERHEIM; CHAUÍ, 2008; SANTOS, 1989; 2008) e o pressuposto da internacionalização como quarta missão da universidade (SANTOS; ALMEIDA FILHO, 2012). Como metodologia de pesquisa, realizamos pesquisa documental junto aos documentos normativos internos à Unilab, pesquisa bibliográfica nas principais produções acadêmicas relativas à temática e pesquisa de campo que compreendeu entrevistas com onze docentes que atuaram em cargos de gestão na instituição. Problematizamos, então, que as estratégias de internacionalização da Unilab perdem forças na medida em que o contexto político e econômico nacional está menos aberto para o diálogo com os países do Sul, em especial ao continente africano. Além disso, percebemos que o princípio da internacionalização ainda não é consenso junto à comunidade acadêmica por conta de um contexto marcado por tensões internas, instabilidades políticas e fragilidades institucionais, que tendem a impactar no estabelecimento de relações internacionais com base no princípio de cooperação com os países parceiros.
Resumen : This thesis has as its object of study the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (Unilab), its contexts, practices and internationalization strategies that have been consolidated in the institution's ten years of operation. We carried out the research in order to understand and analyze the promotion of the rhetorical and political purposes of Unilab's internationalization, since its creation, seeking to understand how its practices are consistent with, or diverge from, the perspective of south-south Brazilian cooperation. With this objective in perspective, our thesis regarding the research object is that the institutionalization of Unilab's internationalization maintains a dependent relationship with the national political and institutional context, and as this political context changes substantially, the execution of this mission is compromised, at least in the way it was originally proposed, and affects the weakening of Unilab's institutionalization internationalization strategies. We also start from the assertion that the consolidation of these internationalization strategies depends on the acceptance of this principle in the internal context of Unilab. We mobilized three main fields of reflection to undertake the research: internationalization of higher education, especially the characterization of active and passive internationalization (LIMA; CONTEL, 2011; LIMA; MARANHÃO, 2009), counter- hegemonic globalization (SANTOS, 1989; 2008; BERHEIM; CHAUÍ, 2008) and the assumption of internationalization as the fourth mission of the university (SANTOS; ALMEIDA FILHO, 2012). As a research methodology, we carried out documentary research along with Unilab’s internal normative documents, bibliographical research in the main academic productions related to the theme and field research that included interviews with eleven professors who worked in management positions at the institution. As a result of the research, we conclude that Unilab's internationalization strategies loses strength as the national political and economic context becomes less open to dialogue with southern countries, especially with regard to the African continent. Added to this process, as we have perceived it, is the observation that the principle of internationalization is still not a consensus with the academic community due to a context marked by internal tensions, political instabilities and institutional weaknesses, which tend to impact the establishment of international relations based on the principle of cooperation with partner countries.
Palabras clave : Unilab
Internacionalização da educação superior
Cooperação Sul-Sul
Integração internacional
Universidade
Internationalization of higher education
South-South cooperation
International integration
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00071
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13561
Fecha de publicación : 8-jul-2021
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação (Teses)



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