https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13551
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
fabriciomotadeandrade.pdf | PDF/A | 1.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | O absenteísmo docente na Escola Caic Senador Carlos Jereissati-Maranguape/Ce |
Author: | Andrade, Fabrício Mota de |
First Advisor: | Ferreira, Victor Cláudio Paradela |
Referee Member: | Castro, Maria Cristina Drumond e |
Referee Member: | Costa, Débora Vargas Ferreira |
Resumo: | Uma das principais questões referentes à qualidade do ensino diz respeito ao absenteísmo docente que representa a falta ou ausência do professor ao seu local de trabalho. Partindo desse pressuposto e diante da identificação de um elevado índice absenteísmo de professores na escola analisada, o CAIC Senador Carlos Jereissati, esta dissertação adotou, como objetivo central, propor medidas que contribuam com a minimização das causas e dos efeitos desse problema. Trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória e qualitativa. Foi adotada a premissa de que a Gestão Escolar pode contribuir com a criação de medidas de minimização das causas e dos efeitos do absenteísmo docente, por meio de atividades que possam funcionar como estratégias pedagógicas e motivacionais a professores e estudantes. A partir de uma revisão da literatura especializada, de entrevistas com gestores da escola e da aplicação de questionários em docentes e alunos, verificou-se que medidas como o fortalecimento e a ampliação das práticas de gestão estratégica e participativa, a melhora do clima escolar e a sistematização de atividades de proteção do tempo pedagógico podem ser adotadas visando o alcance do objetivo proposto. |
Abstract: | One of the main issues regarding the quality of teaching concerns teacher absenteeism, which represents the absence of teachers from their workplace. Based on this assumption and in view of the identification of a high absenteeism rate of teachers in the analyzed school, the CAIC Senator Carlos Jereissati, this dissertation adopted, as its central objective, to propose measures that contribute to minimizing the causes and effects of this problem. This is an exploratory and qualitative case study. The premise was adopted that School Management can contribute to the creation of measures to minimize the causes and effects of teacher absenteeism, through activities that can work as pedagogical and motivational strategies for teachers and students. From a review of the specialized literature, interviews with school managers and the application of questionnaires to teachers and students, it was found that measures such as the strengthening and expansion of strategic and participatory management practices, the improvement of the school climate and the systematization of activities to protect teaching time can be adopted to achieve the proposed objective. |
Keywords: | Gestão educacional Absenteísmo docente Proteção do tempo pedagógico Educational management Teacher absenteeism Protection of teaching time |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00251 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13551 |
Issue Date: | 15-Sep-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License