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Tipo: Dissertação
Título: Apontamentos sobre a educação quilombola no Quilombo São José da Serra em Valença – RJ
Autor(es): Oliveira, Eunice Aparecida Sampaio de
Primeiro Orientador: Oliveira, Julvan Moreira de
Membro da banca: Santiago, Mylene Cristina
Membro da banca: Silva, Kelly da
Resumo: A presente pesquisa de mestrado busca compreender o processo educacional dentro da comunidade quilombola de São José da Serra, localizada no Município de Valença, região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo primordial é realizar um apontamento sobre a Educação Quilombola na referida comunidade, buscando analisar a dinâmica da relação da educação quilombola com a educação escolar quilombola. Para tanto, adota-se como objetivo específico compreender se existe uma pedagogia própria na instituição escolar que garanta o respeito as especificidades da comunidade quilombola São José da Serra e, valorize os saberes dos quilombolas, dialogando juntamente com os saberes escolares. O caminho percorrido para esses fins iniciou-se com uma revisão de literatura, que foi a base para estruturar as categorias propostas: quilombo, educação quilombola e educação escolar quilombola. Posteriormente, foi realizado entrevista virtual com os membros da comunidade quilombola: duas professoras da comunidade escolar e duas pessoas da comunidade, sendo esses, o líder e uma ativista. O instrumento para coleta de dados foram 12 questões norteadoras da entrevista virtual, que foi realizada de modo individual e mediada através dos Softwares Google Meet e Zoom. Os dados oriundos dos resultados foram correlacionados com base tanto na comparação e associação dos discursos dos envolvidos, quanto utilizando-se as categorias levantadas para subsidiar a interpretação. A discussão foi estabelecida à luz do respaldo da legislação atual e da revisão de literatura efetuada. A pesquisa tem o perfil de um estudo de caso fundamentado previamente por uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa, natureza aplicada, e o objetivo de cunho exploratório. Os resultados apontam que há alguns pontos convergentes nas entrevistas, todavia, a maioria das respostas não se relacionam, sugerindo uma desarmonia entre a atuação docente com os propósitos da educação escolar quilombola. Conclui-se que, na comunidade de São José da Serra, a educação quilombola e a educação escolar quilombola coexistem de modo longínquo, não estabelecendo dinâmica entre si. Enfatiza-se, neste aspecto, que a escola não deveria estar a parte da comunidade, mas sim dentro da comunidade, abrangendo as particularidades de toda cultura quilombola. É evidente a ausência de políticas públicas mais efetivas que promovam qualificação profissional e, realize inspeções institucionais nas comunidades escolares quilombolas para supervisionar se a prática da educação escolar quilombola está assegurando o respeito pela cultura e inclusão de saberes próprios da comunidade.
Abstract: The present master's research seeks to understand the educational process within the quilombola community of São José da Serra, located in the municipality of Valença, Sul Fluminense region of the State of Rio de Janeiro. The primary objective is to make a note about Quilombola Education in the mentioned community, seeking to analyze the dynamics of the relationship between quilombola education and quilombola school education. Therefore, the specific objective is to understand if there is a pedagogy in the school institution that guarantees respect for the specificities of the quilombola community São José da Serra, and values the knowledge of the quilombolas, dialoguing together with school knowledge. The path taken to these ends began with a literature review, which was the basis for structuring the proposed categories: quilombo, quilombola education and quilombola school education. Subsequently, a virtual interview was conducted with members of the quilombola community: two teachers from the school community and two people from the community, being the leader and an activist. The instrument for data collection was 12 guiding questions for the virtual interview, which was done individually and mediated through Google Meet and Zoom software. The data from the results were correlated based on the comparison and association of the speeches of those involved, and using the categories raised to support the interpretation. The discussion was established in the light of the current legislation and the literature review developed. The research has the profile of a case study previously substantiated by a literature review, with a qualitative approach, applied nature, and the objective of an exploratory nature. The results indicate that there are some convergent points in the interviews, but, most of the answers do not relate, suggesting a disharmony between the teaching performance and the purposes of quilombola school education. The conclusion is that, in the São José da Serra community, quilombola education and quilombola school education coexist far apart, not establishing dynamics between them. It is emphasized, in this aspect, that the school should not be apart from the community, but within the community, covering the particularities of the whole quilombola culture. It is evident that there is an absence of more effective public policies that promote professional qualification, and carry out institutional inspections in quilombola school communities to supervise if the quilombola school education practice is assuring respect for the culture and inclusion of the community's own knowledge.
Palavras-chave: Quilombo
Educação quilombola
Educação escolar quilombola
Quilombola education
Quilombola school education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00246
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13544
Data do documento: 29-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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