Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13539
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
guilhermesoaresmendonçaamaral.pdfPDF/A3.31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Leis da física, leis do trânsito: uma abordagem contextualizada para o ensino de mecânica
Autor(es): Amaral, Guilherme Soares Mendonça
Primeiro Orientador: Menezes, Paulo Henrique Dias
Membro da banca: Brinatti, André Maurício
Membro da banca: Tagliati, José Roberto
Resumo: A Física estuda fenômenos que podem ser facilmente observados em situações cotidianas. Podemos dizer que o trânsito é uma dessas situações, em que conceitos físicos podem ser aplicados para propiciar uma melhor experiência em relação aos fenômenos vivenciados na condução e no deslocamento de veículos. Partindo desse pressuposto, alinhado com as orientações das diretrizes oficiais da educação básica, que sugerem um ensino voltado para a vida e para formação cidadã, desenvolvemos este trabalho com o objetivo de contextualizar o ensino de física e despertar a consciência dos estudantes para os perigos do trânsito, enquanto futuros condutores. Para tanto, elaboramos uma sequência didática, apoiada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, que contempla atividades e situações-problema envolvendo o trânsito, para uma abordagem introdutório e contextualizada do conteúdo de mecânica. O material foi aplicado em uma turma de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública. A metodologia adotada procura estimular a discussão e o debate entre os estudantes a partir de questões problematizadoras. Foram feitas várias atividades em grupo, experimentos e uma competição entre os alunos. Concluímos que o trabalho contribuiu para um envolvimento mais efetivo dos alunos com o conteúdo de ensino e com o seu próprio aprendizado. Ao final da sequência didática, observamos uma significativa conscientização por parte dos alunos em relação aos comportamentos e situações ligadas ao trânsito.
Abstract: Physics studies phenomena that can be easily observed in everyday situations. We can say that traffic is one of those situations, in which physical concepts can be applied to provide a better experience in relation to the phenomena experienced in driving and moving vehicles. Based on this assumption, in line with the guidelines of the official guidelines of basic education, which suggest a teaching focused on life and citizenship training, we developed this work with the objective of contextualizing the teaching of physics and raising the awareness of students to the dangers of transit as future drivers. Therefore, we developed a didactic sequence, supported by the methodology of the Three Pedagogical Moments, which includes activities and problem-situations involving traffic, for an introductory and contextualized approach to the content of mechanics. The material was applied to a class of students from the 1st year of high school in a public school. The methodology seeks to stimulate discussion and debate among students based on problematizing questions. Several group activities, experiments and a competition among students were carried out. We conclude that the work contributed to a more effective involvement of students with the teaching content and with their own learning. At the end of the didactic sequence, we could observe a significant awareness on the part of students in relation to behaviors and situations related to traffic.
Palavras-chave: Ensino de física
Leis do trânsito
Mecânica
Três momentos pedagógicos
Physics teaching
Traffic laws
Mechanics
Three pedagogical moments
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Física
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00243
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13539
Data do documento: 23-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons