Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13535
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
caiocezarpiraciabadebrito.pdfPDF/A1.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: O corpo na Educação: a unidade corpo-mente nos processos educativos
Author: Brito, Caio Cezar Piraciaba de
First Advisor: Amaral, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do
Referee Member: Lopez, Maximiliano Valerio
Referee Member: Oliveira, Fernando Bonadia de
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de pôr em debate e em análise a temática do corpo nos processos educativos. Neste trabalho, a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty e das análises Foucaultianas, entre outras, buscamos entender do corpo que vai além de um simples acessório da mente, ou como o veículo que leva o “eu” de um lugar ao outro, reforçando uma perspectiva dualista do sujeito e dicotômica entre corpo e mente. Trata-se de uma pesquisa teórica a partir da análise e cruzamento de diferentes perspectivas filosóficas e educacionais. A escolha da metodologia deste trabalho se deve a relevância da temática e ao escasso material encontrado que trate tal problemática especificamente. A defesa da unidade corpomente aparece na história da filosofia, porém ao analisarmos este tema no recorte da educação há poucas pesquisas teóricas para nos fundamentar. Por fim a análise dos dados nos leva a pensar que os processos educativos envolvem muito mais que a construção de um sujeito pensante em termos do intelecto, e que a relação do pensar e agir aponta para a unidade corpo-mente. Além disso, podemos constatar também que a perspectiva filosófica dicotômica entre corpo e mente nos processos educativos traz consigo consequências que envolvem interesses e resultados relevantes no campo político-social pois interferem diretamente na construção da subjetividade dos sujeitos assim como na construção de identidade dos mesmos, o que reflete nas perspectivas de mundo e de ação no mundo.
Abstract: This work aims to debate and analyze the theme of the body in educational processes. In this work, based on Merleau-Ponty's phenomenology and Foucaultian analyses, among others, we seek to understand the body that goes beyond a simple accessory of the mind, or as the vehicle that takes the “self” from one place to another, reinforcing a dualist perspective of the subject and dichotomous between body and mind. It is a theoretical research from the analysis and crossing of different philosophical and educational perspectives. The choice of methodology for this work is due to the relevance of the theme and the scarce material found that specifically addresses this issue. The defense of the body-mind unity appears in the history of philosophy, however, when we analyze this theme in education, there is little theoretical research to support it. Finally, data analysis leads us to think that educational processes involve much more than the construction of a thinking subject in terms of the intellect, and that the relationship between thinking and acting points to the body-mind unit. In addition, we can also see that the dichotomous philosophical perspective between body and mind in educational processes brings with it consequences that involve relevant interests and results in the political-social field as they directly interfere in the construction of the subjectivity of the subjects as well as in the construction of their identity, which reflects on the perspectives of the world and of action in the world.
Keywords: Unidade corpo-mente
Processos educativos
Educação
Body-mind unity
Educational processes
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00240
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13535
Issue Date: 16-Jul-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons