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Type: Dissertação
Title: Estratégia de controle de um conversor CC-CC bidirecional intercalado aplicado a um banco de baterias de um sistema de propulsão elétrico de aeronave
Author: Bastos, Maria Eduarda Silva
First Advisor: Oliveira, Janaína Gonçalves de
Co-Advisor: Almeida, Pedro Santos
Referee Member: Pomilio, Jose Antenor
Referee Member: Rodrigues, Márcio do Carmo Barbosa Poncilio
Referee Member: Ferreira, André Augusto
Resumo: Com o crescente aumento dos impactos das emissões de gases causadores do efeito estufa, a utilização de tecnologias que minimizem a degradação do meio ambiente tem se tornado cada vez mais importante. Com relação ao setor de transportes, os veículos híbridos/elétricos são uma alternativa interessante por possibilitarem a redução das emissões de poluentes e um uso mais eficiente das fontes de energia disponíveis. Além dos veículos terrestres, como os carros elétricos leves e os de transporte público de passageiros e de cargas, as tecnologias de propulsão elétrica vêm sendo também investigadas para aplicações aeronáuticas. A fim de impulsionar a expansão da eletrificação das aeronaves, diversos projetos de pesquisa estão em andamento com o intuito de melhorar as tecnologias e metodologias atualmente aplicadas. Nesse sentido, este trabalho aborda o estudo de um subsistema de armazenamento de energia pertencente a um banco de ensaios para propulsão aeronáutica, com topologia híbrida série, em desenvolvimento no Laboratório de Propulsão Híbrido-Elétrica da UFJF. O projeto intitulado como “Montagem de um Banco de Ensaios para Propulsão Aeronáutica Híbrido-elétrica” (APQ-03593-17) é uma parceria entre a UFJF, Embraer e FAPEMIG e busca ampliar a base de conhecimento nacional acerca de sistemas de propulsão de aeronaves. Assim, o presente trabalho apresenta a modelagem e controle de um conversor CC-CC bidirecional intercalado responsável pela interconexão de um banco de baterias com o sistema de propulsão de aeronave. A modelagem realizada é baseada nas técnicas de modelo médio no espaço de estados e linearização por pequenos sinais. E a estratégia de controle proposta é investigada por meio de modelos de controle no MATLAB/Simulink e a implementação de rotinas de controle embarcadas no microcontrolador TMS320F28379D da Texas Instruments. Por intermédio da técnica processor-in-the-loop o código embarcado no TMS320F28379D para controle do conversor é validado, onde uma planta virtual desenvolvida no MATLAB/Simulink é controlada através de controladores calculados no TMS320F28379D. Resultados de simulação, co-simulação e de ensaios envolvendo a captura de sinais nas rotinas embarcadas são utilizados para validar a estratégia de controle proposta.
Abstract: With the increasing impact of greenhouse gas emissions, the use of technologies that minimize environmental degradation has become increasingly important. Regarding the transportation sector, hybrid/electric vehicles are an interesting alternative as they enable the reduction of pollutant emissions and a more efficient use of available energy sources. In addition to land vehicles, such as light electric cars and public transport for passengers and cargo, electric propulsion technologies have also been investigated for aeronautical applications. In order to stimulate the expansion of aircraft electrification, several research projects are underway with the aim of improving currently applied technologies and methodologies. In this context, this work deals with the study of an energy storage subsystem belonging to a test bench for aeronautical propulsion, with series hybrid topology, under development at the UFJF’s Hybrid-Electric Propulsion Laboratory. The project entitled “Assembling a Test Bench for Hybrid-Electric Aeronautical Propulsion” (APQ-03593-17) is a partnership between UFJF, Embraer and FAPEMIG and seeks to expand the national knowledge base about aircraft propulsion systems. Thus, this work presents the modeling and control of an interleaved bidirectional DC-DC converter responsible for the interconnection of a battery pack with the aircraft propulsion system. The modeling performed is based on state-space averaging model techniques and small- signal linearization. And the proposed control strategy is investigated by using control models in MATLAB/Simulink and the implementation of control codes embedded in Texas Instruments TMS320F28379D microcontroller. By means of the processor-in-the-loop technique, code embedded in the TMS320F28379D to control the converter is validated, where a virtual plant developed in MATLAB/Simulink is controlled through controllers calculated in the TMS320F28379D. Simulation, co-simulation and test results involving the capture of signals in the embedded codes are used to validate the proposed control strategy.
Keywords: Propulsão aeronáutic
Aeronave híbrida
Conversor CC-CC Bidirecional Intercalado
Carregador de bateria
Microcontrolador
Aeronautical propulsio
Hybrid aircraft
nterleaved Bidirectional CC-CC Converte
Battery charge
Microcontroller
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Engenharia
Program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13522
Issue Date: 8-Sep-2021
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