https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13517
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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fabianaferreirafilgueiras.pdf | PDF/A | 5.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise do grau de satisfação dos alunos do internato de Atenção Básica à Saúde sobre o uso da metodologia ativa da problematização no processo de ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Filgueiras, Fabiana Ferreira |
Primeiro Orientador: | Cruz, Danielle Teles da |
Co-orientador: | Paiva, Sabrina Pereira |
Membro da banca: | Corrêa, Cyntia Pace Schmitz |
Membro da banca: | Wenceslau, Leandro David |
Resumo: | O último quartel do século XX foi marcado mundialmente por uma série de questionamentos que envolviam desde o conceito de saúde disseminado no mundo ocidental, centrado na doença, até a problemática sobre a própria organização dos sistemas, dos serviços e da formação em saúde: hospitalocêntrica, fragmentada em especialidades e biologicista. No que se refere ao ensino em saúde, fez-se necessária uma renovação pedagógica em busca de uma formação crítica, reflexiva e com responsabilidade social. A fim de atingir tal propósito, as DCN para a área da saúde destacaram o uso de metodologias ativas como estratégias de ensino-aprendizagem. O objetivo do presente estudo é analisar o grau de satisfação dos alunos do internato de medicina, sobre o uso da metodologia da problematização no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Atenção Básica à Saúde 1 (especificamente durante o momento de teorização), considerando as dimensões: percepção, aprendizado e resultado. Além de identificar o tipo de abordagem a aprendizagem utilizada pelos discentes. Trata-se de estudo sobre educação médica, de natureza transversal, com abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Foi realizado por meio de inquérito com indivíduos que cursaram a disciplina de estágio ABS1, no período de 2018 a 2019 na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF) - SUPREMA. A coleta de dados ocorreu por meio de formulário digital, disponibilizado gratuitamente pela empresa Google (google forms), autoaplicável. O questionário foi organizado em quatro blocos: 1- Características sociodemográficas/ formativas; 2- Questionário de Compreensão dos Processos de Estudo e Abordagem à Aprendizagem – Biggs: Revised Two Fator Study Process Questionnaire (RSPQ-2F); 3-Escala de avaliação do grau de satisfação com o uso da metodologia da problematização; 4- Duas questões abertas, que permitiram uma aproximação mais qualitativa com o ponto de vista dos participantes do estudo sobre contribuições e problemas do uso da problematização. As análises dos dados quantitativos foram realizadas no STATA 15 e, em todos os testes, o nível alfa foi estabelecido em p < 0,05 para o intervalo de confiança de 95%. A análise e interpretação dos dados qualitativos se deram por meio da análise de conteúdo segundo L. Bardin (2016). Os resultados dessa pesquisa demostraram um perfil sociodemográfico e formativo com predomínio de acadêmicos do sexo feminino, da raça branca e com uma elevada renda familiar. Entre os respondentes houve um alto grau de satisfação com o uso da problematização, sendo que a maioria desenvolveu uma abordagem profunda a aprendizagem. Não foi possível afirmar que variáveis, como sexo, idade ou raça influenciaram no tipo de abordagem à aprendizagem desenvolvida e nem no grau de satisfação com o uso da metodologia ativa. Os dados qualitativos corroboram, em grande medida, com os resultados quantitativos quando aponta contribuição do uso da problematização para uma formação médica baseada no trabalho em grupo, com exemplos reais e gerando maior segurança para a atuação profissional. |
Abstract: | The last quarter of the 20th century was marked worldwide by a series of questions that ranged from the concept of health disseminated in the Western world, centered on the disease, to the issue of the organization of systems, services and health education itself: hospitalcentric, fragmented in specialties and biologist. With regard to health education, a pedagogical renewal was needed in search of critical, reflective and socially responsible training. In order to achieve this purpose, the DCN for the health area highlighted the use of active methodologies as teaching-learning strategies. The objective of this study is to analyze the degree of medical internship students' satisfaction about the use of the problematization methodology in the teaching-learning process in the subject of Primary Health Care 1 (specifically during the theorizing moment), considering the dimensions: perception, learning and result. In addition to identifying the type of approach to learning used by students. This is a cross-sectional study on medical education, with a quantitative and qualitative methodological approach. It was carried out through a survey with individuals who attended the ABS1 internship course, in the period 2018 to 2019 at the Faculty of Medical Sciences and Health of Juiz de Fora (FCMS/JF) - SUPREMA. Data collection took place through a digital form, made available free of charge by the company Google (google forms), selfapplicable. The questionnaire was organized into four blocks: 1- Sociodemographic/training characteristics; 2- Understanding Study Processes and Learning Approach Questionnaire – Biggs: Revised Two Factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F); 3-Scale of evaluation of the degree of satisfaction with the use of the problematization methodology; 4- Two open questions, which allowed a more qualitative approach to the point of view of the study participants about contributions and problems in the use of problematization. Quantitative data analyzes were performed using STATA 15 and, in all tests, the alpha level was established at p < 0.05 for the 95% confidence interval. The analysis and interpretation of qualitative data were through content analysis following L. Bardin (2016). The results of this research demonstrated a sociodemographic and educational profile with a predominance of female, white, and high-income students. Among the respondents, there was a high degree of satisfaction with the use of problematization and most of them developed a deep approach to learning. It was not possible to state that variables such as sex, age or race could influence the type of approach to learning developed or the degree of satisfaction with the use of the active methodology. Qualitative data largely corroborate the quantitative results when it points out the contribution of the use of problematization to a medical education based on group work, with real examples and generating greater security for professional performance. |
Palavras-chave: | Ensino médico Metodologias ativas Problematização Abordagem à aprendizagem Atenção primária à saúde Medical education Active methodologies Problematization Learning approach Primary health care |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Medicina |
Programa: | Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaude) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00453 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13517 |
Data do documento: | 30-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/ MPSF) |
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