https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13499
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
josedemelorodrigues.pdf | PDF/A | 2.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Um olhar sobre a saída e a permanência de estudantes do ensino médio integrado de uma escola estadual de educação profissional do Ceará |
Author: | Rodrigues, José de Melo |
First Advisor: | Oliveira, Roberto Perobelli de |
Referee Member: | Ferreira, Rosângela Veiga Júlio |
Referee Member: | Porsette, Igor Castilho |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e descreve e analisa os fatores intraescolares que têm impactado na saída de estudantes de uma escola pública localizada no Estado do Ceará. Alicerçou-se na indagação de como a gestão do percurso escolar dos alunos da instituição pode contribuir para a permanência de seus estudantes na instituição. O estudo tem por objetivo identificar e analisar os fatores intraescolares que têm impactado na transferência dos estudantes da instituição de ensino estudada, analisando como estes podem ser amenizados por ela de modo a criar condições de permanência. O recorte que caracteriza o caso estudado se justifica pelo fato de o autor, na sua atuação como coordenador escolar da instituição pesquisada, ter observado frequentes saídas de estudantes para outras unidades de ensino. Saídas essas, antes da conclusão do Ensino Médio Integrado. Investigou-se o fluxo escolar da instituição, com o olhar detido sobre o número de transferidos. Como objetivos específicos, tem-se: (i) Descrever o contexto educacional em que se insere a instituição de ensino estudada, os dados sobre transferências de alunos da escola e os fatores que têm contribuído para que os estudantes saiam da escola antes de concluírem o ciclo de três anos; (ii) identificar e analisar que elementos internos à instituição têm impacto na saída dos estudantes para outras unidades de antes da conclusão desta etapa de ensino; e (iii) propor um Plano de Ação Educacional que se configure como um instrumental de apoio à instituição para repensar suas práticas no intuito de favorecer condições de permanência do aluno na escola. Como instrumentos metodológicos, utilizamos de pesquisa documental para evidenciar o caso de gestão, um questionário eletrônico e dois grupos focais a fim de coletar e analisar percepções de alunos e ex-alunos acerca dos aspectos internos que contribuíram e/ou contribuem para a saída ou permanência dos estudantes da/na instituição. Por meio da análise dos dados, constatamos que fatores internos à instituição como as práticas de ensino, os espaços de participação estudantil e, especialmente, aspectos ligados ao clima escolar impactam diretamente na relação do aluno com instituição de modo a incidir na decisão de permanecer ou sair da escola, sendo identificados nestes elementos pontos de fragilidades. Foi a partir destas constatações que propomos o Plano de Ação Educacional (PAE) que tem como principal objetivo oferecer melhores condições de acesso e permanência do estudante na escola, por meio da qualificação de sua trajetória estudantil, marcada pela correspondência de suas expectativas, pela qualidade do clima escolar e pela abertura de espaços de diálogo e participação. |
Abstract: | This dissertation was developed under the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policy and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF) and describes and analyzes the intra-school factors that have impacted at the exit of students from a public school located in the State of Ceará. It was based on the question of how the management of the institution's students' educational trajectory can contribute to the permanence of its students in the institutionº The study aims to identify and analyze the intra-school factors that have impacted the transfer of students from the educational institution studied, analyzing how these can be mitigated by it in order to create conditions for permanence. The cut that characterizes the case studied is justified by the fact that the author, in his role as school coordinator of the researched institution, has observed frequent departures of students to other teaching units. These departures, before the conclusion of Integrated High School. The institution's school flow was investigated, with an eye on the number of transferees. The specific objectives are: (i) Describe the educational context in which the studied educational institution is located, data on transfers of students from the school and the factors that have contributed to students leaving school before completing the three-year cycle; (ii) identify and analyze which elements internal to the institution have an impact on the students' departure to other teaching units before the conclusion of this teaching stage; and (iii) to propose an Educational Action Plan that is configured as an instrument to support the institution to rethink its practices in order to favor conditions for the student to remain in school. As methodological tools, we use documentary research to highlight the case of management, an electronic questionnaire and two focus groups in order to collect and analyze perceptions of students and alumni about the internal aspects that contributed and/or contribute to the departure or permanence of students from/in the institutionº Through data analysis, we found that factors internal to the institution, such as teaching practices, spaces for student participation and especially aspects related to the school climate, directly impact the student's relationship with the institution in order to influence the decision to stay or leaving school, with weak points being identified in these elements. It was based on these findings that we proposed the Educational Action Plan (PAE), whose main objective is to offer better conditions for students' access and permanence in school, through the qualification of their student trajectory, marked by the correspondence of their expectations, by the quality of the school atmosphere and by openness spaces for dialogue and participation. |
Keywords: | Educação profissional Evasão Permanência Fatores internos e externos Clima escolar Professional education Evasion Permanence Internal and external factors School atmosphere |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13499 |
Issue Date: | 12-Aug-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License